
Foto: Karla Vieira/Semcom
O secretário executivo de Educação, Luis Fabian Pereira Barbosa, foi oficializado interinamente no cargo de titular da Seduc, após Luiz Castro se demitir. O nome do novo gestor da educação estadual foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado de quarta-feira (28), a última disponível até esta tarde.
Fontes revelaram ao Portal que Fabian vai responder interinamente pela Seduc. Um novo nome ainda será escolhido e divulgado.
Na mesma edição também saiu o decreto de exoneração de Luiz Castro, que se demitiu do cargo de secretário na última quarta-feira, alegando problemas de saúde e perseguição política.
Perfil
Fabian, que já fazia parte da gestão como secretário executivo da Seduc, assume o posto de secretário. Ele tem graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e é doutor em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, segundo perfil disponível no Currículo Lattes.
O novo secretário de Educação já ocupou várias funções em cargos públicos, como o de secretário extraordinário (Semex) na gestão de Arthur Neto na Prefeitura, em 2017.
Demissão
Por meio de uma live, o ex-deputado Luiz Castro justificou seu pedido de exoneração da Secretaria de Estado de Educação, na manhã de quarta-feira, através das redes sociais do Governo do Estado. A gota d’água para saída dele teria sido a denúncia de corrupção feita pelo empresário do ramo de transportes, Francisco Dantas da Silva.
“Nesse momento, a gente entendeu e compreendeu, que talvez por eu ser um político com percurso de mais de 20 anos, de mais de 30 anos de trajetória pública, e ser o único secretário do governo Wilson Lima do governo, liderado pelo governador, com uma trajetória política extensa, que eu me tornei o alvo preferencial de todo tipo de ataque, de calúnia, difamação, de mentira em blog, em WhatsApp. Nós ficamos expostos esse tempo todo aos ataques, e tendo que gastar parte da nossa energia nos defendendo dessas difamações, e dessas calúnias, e dessas mentiras.”
Deixe um comentário