30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘A responsabilidade é minha, é do presidente da República, da sociedade’, diz Wilson Lima sobre queimadas

Publicado em 23 de agosto, 2019

Wilson lima

Foto: Divulgação

O governador do Amazonas, Wilson Lima, defendeu nesta sexta-feira (23), em entrevista à TV Estadão, em São Paulo, que os recursos frutos de acordos de cooperação internacional devem estar alinhados às políticas públicas para a região amazônica e não a ações pontuais. Ele disse, ainda, que é preciso aprofundar as discussões sobre o Fundo Amazônia, para que se encontre um caminho de consenso para que esse investimento, tão importante para a preservação dos recursos naturais da região, não seja perdido.

“Não adianta fazer investimentos em situações pontuais, temos que atacar a base, por exemplo, a questão da regularização fundiária talvez seja o maior problema da Amazônia. Hoje há áreas queimando que eu não tenho como responsabilizar alguém porque não há um título definitivo daquela terra, não sabemos quem é o dono. Às vezes há dúvida se aquela é uma área de preservação ambiental ou não e a gente precisa caminhar nesse sentido”, afirmou o governador.

Wilson Lima destacou que é necessário aprofundar a discussão sobre o Fundo Amazônia e ver de que forma os governos estaduais da região poderão tratar os acordos de cooperação internacionais.

“No Amazonas, nós temos uma parceria com o KFW, um banco alemão, feita diretamente com o Estado. Mas no momento em que tivermos uma definição sobre o Fundo Amazônia, vamos discutir esse desenho, inclusive, com os donos desse dinheiro, Noruega e Alemanha, para eles destinarem esses recursos para a Amazônia, se seria diretamente com os governadores, através de consórcio, se se criaria um fundo, a gente vai ter que desenhar isso aí. Lembrando que nós precisamos desses recursos sim, da Noruega, Alemanha e de outros países que queiram investir na Amazônia”, destacou.

O governador afirmou que o Estado do Amazonas tem feito a sua parte, no que diz respeito ao combate às queimadas e aos desmatamentos ilegais na região. “Nós temos uma equipe permanente de controle, assim que nós começamos a identificar os primeiros focos de calor, no início de agosto, eu determinei estado de emergência, já vislumbrando essa possibilidade do aumento das queimadas e montamos uma força-tarefa para trabalhar conjuntamente com o Ibama, com as prefeituras e alguns órgãos do Governo do Estado, como Secretaria de Meio Ambiente, Ipaam, que é o nosso órgão de fiscalização, e a Polícia Ambiental”.

Wilson Lima destacou, ainda, novas tecnologias que têm ajudado a identificar responsáveis por queimadas ilegais. “Lançamos também o sistema de monitoramento geoespacial, onde é possível identificar esses focos de queimada com imagens de satélite de até 10 metros de altura, casando com outras informações e monitoramentos para identificar o responsável pela aquela área e quem estaria queimando essa área e responsabilizando. Já começamos a mandar as notificações, prevendo multas, inclusive, prisões”, destacou o governador.

Responsabilidade

Além do esforço feito pelo Governo do Amazonas, Wilson Lima alertou que a atual situação das queimadas na Amazônia é de responsabilidade de todos. “Eu não estou isentando ninguém de responsabilidade. A responsabilidade é minha, é do presidente da República, da sociedade civil organizada. Todo mundo tem responsabilidade nisso. E é uma responsabilidade que tem que ser assumida por todo mundo e não adianta nesse momento jogar a culpa em ninguém. O que tem que se fazer é tomar ações, tomar atitudes para se resolver o problema. É a gente mandar um recado muito sério para as pessoas que insistem em fazer essas queimadas na Amazônia. Mandar esse recado para o mundo de o quanto a gente está preocupado com a preservação dos nossos recursos naturais. Não esquecendo que quem precisa ser preservado dentro desse processo todo, e as pessoas esquecem disso, é o cidadão que mora da Amazônia”, observou.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.