06/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Professores do AM que querem trabalhar no Enem podem se inscrever até segunda (29)

Publicado em 26 de julho, 2019

Enem

Foto: Divulgação

Termina na próxima segunda-feira (29) o prazo para servidores públicos federais e professores da rede pública estadual ou municipal se inscreverem para trabalhar na Rede Nacional de Certificadores (RNC) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

No Amazonas ainda há vagas para os municípios de Apuí, Japurá, Maraã, Novo Aripuanã, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Tapauá e Tonantins. A inscrição deve ser feita até às 22h59 de segunda-feira, horário de Manaus, no Sistema RNC.

A oportunidade é para atuar como certificador em um ou nos dois domingos de aplicação do Enem, que esse ano será realizado em 3 e 10 de novembro. Os certificadores são representantes do Inep em todos os locais de prova e são responsáveis por conferir vários procedimentos. O valor pago é de R$ 342 por dia, o que equivale a R$ 28,50 por hora de trabalho.

Os interessados precisam cumprir alguns critérios antes de se inscreverem pela internet, no Sistema RNC ou pelo aplicativo da Rede. Antes da inscrição, é necessário realizar cadastro, exclusivamente pelo sistema. Quem tem cadastro de anos anteriores, pode atualizar as informações ou fazer a inscrição diretamente.

Todos os inscritos que atenderem aos critérios do Inep serão convocados para uma capacitação no formato de educação a distância. Aqueles que obtiverem a nota mínima exigida estarão aptos a atuar como certificadores do Enem. As demandas de trabalho são emitidas na semana do exame, de acordo com a necessidade do Inep para cada local de prova. Em 2019, o Enem será aplicado em 1.728 municípios.

Critérios

  • Ser servidor público do Poder Executivo Federal, em exercício em 2019, regido pela Lei nº 8.112, ou docente da rede pública estadual ou municipal de ensino, efetivo e registrado no Censo Escolar 2018.
  • Ter formação mínima em ensino médio.
  • Não estar inscrito e nem ter parentes inscritos no Enem 2019.
  • Não ter vínculo com qualquer atividade do Enem ou do Inep.

Confira os editais da RNC 2019.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.