Operação Imperium prende 60 pessoas em 12 bairros, incluindo homicidas

Operação Imperium prende 60 pessoas em 12 bairros, incluindo homicidas

Operação Imperium prende 60 pessoas em 12 bairros, incluindo homicidas. Fotos: Alailson Santos/ PC-AM

Deflagrada na manhã desta sexta-feira (19/07) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a terceira fase da Operação Imperium resultou na prisão de 60 pessoas e apreensão de cinco adolescentes, em Manaus. Foram cumpridos 30 mandados de prisão e de busca e apreensão em 12 bairros da capital amazonense.

Operação Imperium

O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, informou que outras operações ainda estão em curso e disse que neste sábado os casos serão apresentados a imprensa.

Os presos são suspeitos de crimes como tráfico de drogas, homicídio, homicídio tentado, latrocínio, roubo, violência doméstica e furto. Foram 20 flagrantes, por furto, tráfico de drogas e roubo.

Outros 40 foram presos em cumprimento a mandados de prisão. Do total de prisões, 24 foram pelos crimes de roubo e furto, 12 por tráfico de drogas e 11 por homicídio. As demais foram por outros crimes.

Denúncias

De acordo com o coronel Louismar Bonates, as prisões são resultado de denúncias da população ao 181 e das investigações da Polícia Civil. “Nós estamos devolvendo a tranquilidade à população. O trabalho da polícia tem sido intensificado de maneira integrada em todos os bairros e nós temos certeza que esse é o caminho certo. A população pode confiar na sua polícia”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, falou da importância da população registrar boletins de ocorrência. “O trabalho de investigação é feito em conjunto com a Polícia Militar e isso gera um resultado positivo para a segurança da população”, disse.

Ações

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, afirmou que as operações integradas são uma demonstração de que a Segurança do Estado trabalha diuturnamente para manter os cidadãos tranquilos.

“Durante a semana, a Polícia Militar apresentou um crescimento significativo de prisões e apreensões, além de ações estratégicas nos bairros das zonas norte e sul. Na Operação Imperium, nós retiramos de circulação criminosos envolvidos em diversos delitos que perturbam os cidadãos de bem”, afirmou.

Norte ressaltou que, entre domingo (14/07) e ontem (18/07), a PM intensificou operações e prendeu 67 pessoas e apreendeu 20 armas. As prisões foram relacionadas a traficantes envolvidos nas execuções ocorridas na última semana.

Foragido do Pará

Em uma ação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) com o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), o foragido da Justiça do Pará, Josenildo Azevedo da Costa, vulgo “Neco”, reagiu atirando contra os policiais. O homem, suspeito de integrar uma organização criminosa nacional, foi baleado e socorrido a um hospital, mas não resistiu.

“Esse indivíduo tinha mandados de prisão contra ele, pois era traficante e homicida, participou de uma fuga em massa no presídio do Pará, além de ter matado um agente de trânsito que o multou. Ele era investigado por ter um plano para matar uma juíza e um promotor do Pará. Nós então fizemos um trabalho de Inteligência e conseguimos identificar onde ele estava escondido”, disse o titular do DRCO, delegado Sinval Barroso.

Conforme o delegado, “Neco” respondia na Justiça pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma, homicídio e latrocínio.

Veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM), por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), emitiu 68 autos de infração durante fiscalizações realizadas nos bairros Novo Israel e Viver Melhor, zona norte de Manaus. Durante a ação, 17 veículos foram removidos, sendo quatro carros e 13 motocicletas.

Mais de 350 policiais civis e militares participaram da operação, que contou com o apoio do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa). A operação continua ao longo desta sexta-feira (19/07).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *