Governador lança programa para combater consumo e tráfico de drogas nas escolas

Programa

Foto: Secom

O governador Wilson Lima lançou, nesta quinta-feira (18), em Iranduba (a 1.367 quilômetros a sudoeste de Manaus), o programa “Educação com Segurança”, com o objetivo de prevenir a violência no ambiente escolar e combater o tráfico e consumo de drogas no ambiente estudantil. O projeto vai ser implantado nas seis escolas estaduais do município, alcançando 5,8 mil alunos.

O programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com a participação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

O lançamento aconteceu no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro e Silva, durante a formatura de 150 alunos que participaram da implantação do piloto do projeto. Os alunos receberam a medalha de honra do governador pela conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

“Disseram que há um tempo atrás a coisa estava bem complicada, estava bem difícil, e, quem conheceu a escola há tempos atrás, quando entra aqui hoje não reconhece, porque as coisas mudaram e elas mudaram para melhor. Esse é o compromisso que nós temos com o estado do Amazonas, e o programa que foi implantado aqui no município de Iranduba, nessa escola de tempo integral, é um programa piloto, que queremos ampliar. Faz parte do nosso compromisso de fazer essa aproximação e essa interligação entre todas as secretarias do Governo”, afirmou Wilson Lima.

De acordo com os secretários da Seduc, Luiz Castro, e da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, a primeira fase do programa reúne, pela primeira vez de forma integrada, cinco projetos: Escola Cívica e Cidadã, o Proerd, o Sistema de Vigilância nas Escolas (Seivam), Ronda Escolar e as ações de Prevenção à Violência com a Coordenação de Atenção Psicossocial Escolar.

O município foi escolhido para receber o projeto após uma reunião dos secretários com a comunidade, onde foi apresentada a demanda por conta dos registros de violência dentro e fora das escolas.

Programa

A agricultora Valcirene Freitas Ferreira foi assistir a formatura do filho, Ernaldo, de 15 anos, que foi um dos alunos a receber a medalha pela conclusão da primeira fase do programa.

“Ele chegou falando que tinha vindo umas pessoas representando esse projeto, eu achei muito bom, participei da reunião, gostei, todos os alunos ficaram encantados com esse projeto porque ele é um projeto muito bom. As crianças mudam em casa, mudam na escola, o comportamento deles mudou totalmente, porque era uma escola bagunçada. Hoje em dia você chega, já está tudo organizado. Eu achei maravilhoso e eu espero que tenha mudanças melhores pra gente”, afirmou.

O projeto “Educação com Segurança” vai ser implantado em todas as seis escolas da rede estadual de Iranduba. Posteriormente, serão avaliados os resultados para ampliação em outros municípios do interior. Cerca de 5,8 mil estudantes e 390 professores e profissionais da educação serão assistidos com as ações.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *