02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lutadores amazonenses treinam no exterior para os Jogos Pan-Americanos

Publicado em 15 de julho, 2019

Amazonenses

Foto: Divulgação

Os atletas amazonenses de luta olímpica  Daniel Alves e Fábio Mota iniciaram neste mês de julho, em Teerã, capital do Irã, os 25 dias de preparação para os Jogos Pan-Americanos. O país, localizado no Oriente Médio, é uma das potências mundiais na modalidade.

Os competidores da Federação Amazonense de Luta-Livre Esportiva e Luta Olímpica (Falle) deram início no último dia 7 de julho ao ciclo de capacitação em um dos melhores centros de treinamento do mundo.

“É animador saber que estamos fazendo história na Luta Olímpica. Esse treinamento é para pouquíssimos atletas do mundo, e com certeza eles trarão conhecimentos que ajudarão o Amazonas a se manter entre os melhores do Brasil na modalidade. Eles são merecedores”, avalia o titular da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), Caio André de Oliveira. A secretaria apoia os dois atletas.

Um dos amazonenses é Daniel Alves, que vai competir na categoria 57 kg da modalidade nos Jogos Pan-Americanos 2019, que acontecerá em Lima, no Peru. Em abril, ele foi classificado quando disputou e levou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Wrestling.

“Estamos focados nessa oportunidade que ganhamos de poder treinar em um lugar que possui grande credibilidade na luta olímpica. A partir desse preparatório, espero adquirir o potencial necessário para garantir um bom resultado para o Amazonas e o Brasil”, comentou o atleta.

O outro lutador é Fábio Mota, que vai para a seletiva pré-olímpica e para o Campeonato Sul-Americano em Santiago, no Chile, na categoria principal 97 kg sênior. “São 25 dias que temos para nos preparar com os campeões olímpicos e mundiais, o que é de grande importância, pois aperfeiçoamos a nossa técnica de luta. Tenho certeza de que, após esse período no Irã, teremos melhor desempenho e melhores resultados”, disse Mota.

Para o presidente da Falle, Waldeci Silva, o trabalho e o foco dos competidores é essencial para o progresso do esporte. “Não medimos esforços para que os atletas da seleção amazonense possam competir em alto nível, com chances de medalhas em toda e qualquer competição. Esse estágio é um reconhecimento do Governo do Amazonas, da Sejel, para com nossa federação. O governador Wilson Lima nos apoiou desde o primeiro dia, assim como o secretário Caio André. O trabalho no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara) continua, e vamos trazer mais resultados ainda”, afirmou Waldeci.

Silva agradeceu ainda ao presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Pedro Gama Filho.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.