Águas de Manaus regulariza 101 ligações clandestinas em beco da Compensa

Águas de Manaus

Foto: Adan Garantizado/Águas de Manaus

A concessionária Águas de Manaus regularizou 101 ligações clandestinas em casas que ficam em um rip-rap no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Com a ação, 400 pessoas foram beneficiadas com o fornecimento de água encanada de forma regular.

Localizado entre as ruas Amazonas e da Paz, o beco existe há 20 anos e, durante este período, o local cresceu sem a devida infraestrutura. Hoje, mais de 100 famílias moram no espaço.

Irregular

O abastecimento de água era um dos problemas recorrentes para os moradores do rip-rap, com um emaranhado de tubulações irregulares. Sem a manutenção adequada, as ligações clandestinas possuíam vazamentos expostos em inúmeros pontos do beco.

Em dias de chuva, o igarapé transbordava e as tubulações eram levadas pela força das águas.

Foto: Adan Garantizado/Águas de Manaus

Obras

Há 20 dias, a Águas de Manaus fez obras para regularizar o abastecimento de água no local. Uma extensão de rede de 400 metros foi implantada para levar água aos becos do rip-rap e Ajuricaba.

A nova rede foi interligada ao sistema que abastece a rua Amazonas, uma das principais vias do bairro Compensa. A ação conseguiu regularizar 101 ligações nos dois becos, beneficiando aproximadamente 400 pessoas.

Todas as casas dos dois becos receberam hidrômetros. Os moradores ainda foram cadastrados na tarifa social, benefício que concede 50% de desconto na fatura de água. As redes implantadas pela Águas de Manaus foram envelopadas (concretadas em uma espécie de meio-fio na altura das calçadas).   

Consumidor

Morando no beco do rip-rap há 20 anos, o comerciante Paulo José, 55, conta que ter água tratada em casa era um desejo antigo das famílias que moram na região. “Quando chegamos aqui, procuramos as antigas concessionárias para pedir que instalassem água encanada, mas, a resposta que nos deram era que o beco do rip-rap não constava nem no mapa da cidade. Aí, todo mundo praticamente colocou encanações para puxar água das ruas aqui perto”, conta.

Segundo Paulo José, a maioria das pessoas que mora no beco queria se regularizar. O comerciante conta que além da água tratada em suas torneiras, obteve outra conquista: ter um comprovante de residência com seu endereço. “Era complicado quando me pediam pra apresentar um comprovante de residência, fosse no trabalho ou outro local. Hoje, graças a concessionária, eu posso dizer que moro no beco do rip-rap. Essa obra trouxe um benefício enorme para todos aqui”, completou.

Programa

A extensão de rede no beco do rip-rap faz parte das ações do programa Vem com a Gente, criado pela Águas de Manaus em agosto do ano passado. As equipes do projeto estão atuando no bairro Compensa há cerca de um mês, realizando um mutirão de serviços para regularizar ligações, negociar débitos e solucionar outras demandas dos moradores.

O Vem com a Gente já visitou 17 bairros da cidade, implantando cerca de 13 quilômetros de extensões de rede.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *