Wilson Lima discute situação de venezuelanos no Amazonas com a ONU

Foto: Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu nesta terça-feira (21) com representantes de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e com o coordenador operacional da Força-Tarefa Logística Humanitária de Roraima, general Eduardo Pazuello, para discutir experiências e desafios no atendimento de refugiados e migrantes.

No encontro, a comitiva apresentou ao governador o Programa de Interiorização de Venezuelanos, que completou um ano em abril, e levou mais de 5 mil pessoas para 67 cidades brasileiras.

Manaus foi um dos locais que recebeu imigrantes por meio do programa de interiorização do Governo Federal. Foram estabelecidas quatro modalidades de interiorização: encaminhamento para abrigos na cidade de destino, viagem já com vaga de trabalho definida, reunião familiar e sociedade civil.

Além do general Pazuello, participaram do encontro com o governador representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e as titulares das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, e de Assistência Social (Seas), Márcia Sahdo.

Para o governador Wilson Lima, o cenário que se desenhou no Amazonas é semelhante ao que Roraima, ainda que em menor proporção. “Temos que discutir e desenvolver ações em conjunto e encontrar boas soluções para venezuelanos e brasileiros. Um abrigo improvisado se instalou no entorno da rodoviária da capital e isso tende a aumentar se não agirmos. Já trabalhamos em parceria com a Prefeitura, e o Estado está disposto a contribuir no que for possível”, afirmou.

Acolhidos em Manaus

Até o dia 29 de março deste ano, foram acolhidas 757 pessoas em Manaus. A Rodoviária da capital tinha 462 pessoas; no Abrigo do Coroado: 178; no Tarumã: 142 pessoas; no Alfredo Nascimento: 437.

De acordo com a secretária Caroline Braz, o Governo do Estado está trabalhando de forma integrada com órgãos municipais e estaduais com o objetivo de solucionar as demandas relacionadas à migração e refúgio. “Nosso objetivo, através deste encontro, é conhecer mais do modelo de acolhimento que já está dando certo para que estas medidas também sejam aplicadas em nosso Estado, além de conseguir recursos para ações”, afirmou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *