Ponta Negra, do nascer ao por do sol, nas lentes de esportistas e moradores

Foto: Federação Amazonense de Remo

Sintonia, conexão, paz de espírito e agradecimento. São alguns dos sentimentos que, todos os dias, frequentadores e admiradores da Praia da Ponta Negra vivenciam ao vislumbrar o belo cenário da natureza. O Portal do Marcos Santos fez uma seleção de fotos e vídeos com imagens belíssimas.

A imagem do sol nascendo na Praia da Ponta Negra, registrada por lentes fotográficas, é o cenário perfeito para quem pratica o remo, em Manaus. O esporte tem o local há 20 anos como espaço para a prática desportiva.

As atividades começam às 3h45 e vão até 8h, segundo o presidente da Federação Amazonense de Remo, Raphael Xavier. “Nossa sintonia com a Ponta Negra é uma sintonia muito intensa. Nós já nos deliciamos desse espaço há mais de 20 anos. Desde o início, foram todos na Ponta Negra”, conta Xavier.

O esporte, que infelizmente não tem tanta visibilidade e investimento quanto outras áreas, abriu as portas para o público comum, como forma de sobrevivência. E hoje os alunos que praticam o esporte e aproveitam das belezas do local têm de 10 a 75 anos de idade.

Talvez para a surpresa de muitos, que até vêem o remo como esporte de elite, 95% dos atletas são do sexo feminino.

Quem não desiste de remar pelas águas do Rio Negro certamente não se arrepende do que vê. “Um lugar maravilhoso. O nosso esporte é um esporte sensacional e usufrui bastante do espaço da Ponta Negra. Então essa conexão que temos com a Ponta Negra é uma conexão muito forte”, destaca Raphael Seixas.

Outro que se delicia com o belo cenário da Ponta Negra é o publicitário Edson Gil Costa, 62. Morando no local com a família desde 1993, Gil conta que é um dos mais antigos no bairro. “O primeiro foi Murilo Rayol, proprietário da construtora que edificou o Aruba. Depois foi Amazonino Mendes, à época prefeito de Manaus, e o terceiro fomos nós. Como ambos já não moram por lá, sobrou minha família”, afirma o publicitário.

Edson Gil sabe aproveitar bem das belezas e benefícios do local. “Particularmente eu “uso” muito a Ponta Negra. Desde seu calçadão fantástico para a prática de caminhadas, como sua beleza natural com o esplendoroso e exuberante Rio Negro, escancarado à frente”, disse.

Vista

Uma das atividades “sagradas” para o publicitário é tomar o café da manhã na varanda de seu apartamento, olhando o rio. “Paz de espírito, reflexão, agradecimento… tudo isso acontece nessas horas”, relata.

Já no final do dia, Edson procura não perder o por do sol, registrando fotograficamente com seu celular. “Nesse momento, sempre agradeço ao Criador por aquele espetáculo e, sempre que posso, faço um brinde com uma taça de vinho”, destaca.

Melhorias

Hoje, a Ponta Negra conta várias áreas para caminhada, vôlei e ginástica, como a Academia ao Ar Livre, inaugurada pela Prefeitura de Manaus. O local virou ponto certo para famílias, jovens e idosos, que aproveitam para melhorar a boa forma.

O calçadão também é um local de passeio para os pets e a sugestão do publicitário Edson Gil é para a Prefeitura de Manaus disponibilizar mais lixeiras para o calçadão e sacos plásticos adequados para os donos de cachorro recolherem as fezes dos seus animais. Uma sugestão para que os públicos que frequentam o local tenham sempre mais a comemorar.

Veja mais fotos e vídeos

Foto: Federação Amazonense de Remo

Foto: Federação Amazonense de Remo

Foto: Edson Gil Costa

Foto: Edson Gil Costa

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2019/05/06133052/340C3374-D423-4415-AB07-7588D1747CC9.mp4.mp4[/KGVID]

[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2019/05/06133203/CD17A041-3418-4A0F-8589-C03FE2D62416.mp4.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *