25/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Reforma da Previdência não pode punir os mais pobres, diz Serafim

Publicado em 15 de abril, 2019

Foto: Marcelo Araújo

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) disse nesta segunda-feira (15) que a reforma da Previdência é necessária, mas que precisa ser tratada de forma igualitária, que tenha a contribuição de todos para não prejudicar os mais pobres. A declaração foi dada durante audiência pública para debater o tema, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“As pessoas dizem que não tem déficit na Previdência e que basta cobrar os devedores, mas o déficit existe e a maioria dos devedores é absolutamente incobrável. São empresas como Varig, Vasp e TransBrasil, que estão entre os dez maiores devedores. Claro que é importante e fundamental cobrar quem deve, mas só isso não fecha a conta. Não podemos descuidar da cobrança dos tributos previdenciários”, alertou.

Para Serafim, há pontos na reforma que precisam ser revistos, discutidos e excluídos.

Conforme a proposta, os pensionistas – representados em 85% por mulheres – e trabalhadores rurais – onde a aposentadoria da trabalhadora rural passaria de 55 para 60 anos, se igualando a do homem da categoria – são os mais prejudicados.

“A reforma da Previdência é algo necessário e importante. Houve um crescimento na idade do povo brasileiro e isso desequilibra todo o sistema. O governo aproveitou isso e fez uma reforma ampla demais, onde mistura previdência com assistência. Tira direitos dos mais pobres e não se preocupa em cobrar imposto dos mais ricos. Essa reforma, nos moldes em que ela está proposta, não terá êxito, porque não tem votos no Congresso Nacional”, disse.

Amazonprev

O presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, afirmou que a reforma prejudica a saúde financeira da instituição e, caso seja aprovada, a Amazonprev ficaria deficitária, pois a proposta trata de maneira igualitária regimes distintos. “Estamos com uma comissão estadual de implementação na Casa Civil, para apresentarmos uma proposta ao governo federal”, revelou Zogahid.

Manausprev

A diretora-presidente da Manausprev, Daniela Cristina Benayon, disse que Manaus adotou um regime diferente com gestão e autonomia financeira. “Criamos dois planos: um plano financeiro e o plano previdenciário. No plano financeiro, tudo o que é arrecadado é para pagar os benefícios daqueles servidores vinculados a esse plano. No plano previdenciário, diferentemente, o que arrecadamos pagamos os beneficiários e o que sobra nós capitalizamos para pagar os benefícios do futuro. Hoje, temos um superávit de R$ 14,7 milhões, no plano previdenciário, e uma carteira de investimentos com pouco mais de R$ 1 bilhão e no plano financeiro não temos a necessidade de aporte”, explicou.

Consulta

Os dados sobre os devedores do INSS podem ser consultados no site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), onde é possível acessar a “Lista de Devedores”: https://www.pgfn.gov.br/.

Entre os devedores, aparecem empresas públicas e privadas, fundações, secretarias, prefeituras e governo estadual.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.