02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estado e Prefeitura buscam solução de moradia às famílias vítimas do incêndio do Educandos

Publicado em 28 de março, 2019

Grupo deu mais um passo para definir um projeto de moradia, o mais esperado pelas mais de 500 famílias que perderam tudo no incêndio. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (27), o vice-governador Carlos Almeida, a presidente do Fundo Manaus Solidária, primeira-dama Elisabeth Valeiko, e representantes de órgãos de habitação, assistência social e cidadania e justiça, de ambos governos, deram mais um passo para definir um projeto de moradia, o mais esperado pelas mais de 500 famílias que perderam tudo no incêndio.

O vice-governador destaca a importância da parceria com o Município, em um problema que deve ser de todos. ‘’Essa é uma questão sobretudo de dignidade, de cidadania. Além do mais, as questões de assistência social afetam a todos, municípios e Estado. Unir forças nos ajuda a encontrar soluções de execução mais rápida, e essa é uma das principais preocupações nossas com essas famílias’’. O vice-governador defende projeto de moradia que seja realizado no menor tempo possível.

População

Na avaliação da primeira-dama, a parceria entre Estado e Município é importante para a população. “Estamos acompanhando as famílias desde o primeiro momento, com doações em roupas, cestas básicas, auxílio-aluguel e tudo aquilo que está ao nosso alcance para minimizar o sofrimento dessas pessoas. Foi uma reunião muito importante, na qual compartilhamos nossos conhecimentos técnicos e unimos esforços para dar uma resposta a essas famílias que hoje esperam por moradia”, destacou Elisabeth Valeiko.

Na semana passada, o vice-governador Carlos Almeida, as secretárias de Estado de Assistência Social, Márcia Sahdo, de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Caroline Braz, e a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, estiveram com líderes e parentes dos moradores vítimas do incêndio do Educandos, que relataram o drama das famílias.

Gratidão

O militar João Pinheiro de Menezes tinha dez parentes que residiam na área do incêndio, incluindo a mãe. “Todos moravam muito perto, o incêndio destruiu tudo. A minha mãe, de 82 anos, mora comigo desde então e até hoje ela lembra da casa, quer voltar para a casa dela. Somos muito gratos à solidariedade da população, ao trabalho da Prefeitura, e ao empenho do vice-governador em encontrar uma solução de moradia para todos, como minha mãe”, relata Menezes.

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus também estão preocupados com a área do incêndio, para que não seja reocupada. Além disso, existem residências que não foram atingidas diretamente pelo incêndio, mas tiveram estruturas danificadas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.