Abertura de ano letivo na Esmam tem aula magna do ministro Mauro Campbell

O magistrado abordará “A Judicialização da Saúde na Visão dos Tribunais Superiores”, tema que vem sendo cada vez mais debatido por juristas brasileiros. Foto: TJAM

A abertura do ano letivo de 2019 da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) terá a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques, que irá proferir a Aula Magna da instituição, marcada para esta segunda-feira (11).

O magistrado abordará “A Judicialização da Saúde na Visão dos Tribunais Superiores”, tema que vem sendo cada vez mais debatido por juristas brasileiros, principalmente devido a um protagonismo que o Judiciário vem exercendo na efetivação da prestação de serviços de saúde em todo o País.

Judicialização

A judicialização da saúde envolve questões como o fornecimento de remédios, disponibilização de exames de saúde e tratamento de doenças. No ano passado, o juiz federal Clenio Schulze, do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), afirmou, em Manaus, que 1,5 milhão de ações relacionadas à saúde tramitavam na justiça brasileira e que o País vivia o “fenômeno da judicialização da saúde”, tornando a Justiça como o principal canal para a garantia desse direito constitucional.

Entre janeiro e agosto de 2018, a Defensoria Pública do Amazonas ingressou com 270 ações na Justiça Estadual para assegurar o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a serviços ofertados pelo Estado. O número, conforme a DPE, era 75% maior que todos os processos sobre o assunto registrados em 2017.

Mauro Campbell é amazonense e ministro do STJ há 11 anos. Foi promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas e, por três vezes, procurador-geral de Justiça.

Exerceu ainda o cargo de corregedor-geral da Justiça Federal, em substituição ao ministro Og Fernandes. No ano passado, Campbell presidiu a Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados, constituída para elaborar o Anteprojeto de Reforma da Lei de Improbidade Administrativa. O trabalho foi entregue em junho de 2018 à Presidência da Câmara Federal.

Aula Magna

A Aula Magna está marcada para 10h, no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo ao edifício-sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), localizado na Avenida André Araújo, bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. As inscrições continuam abertas e são gratuitas. Qualquer pessoa pode participar. Os interessados devem acessar o site da escola (www.tjam.jus.br/esmam) para fazer sua inscrição.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.