Caprichoso anuncia coreografias, fotolivro, toadas e Neguinho da Beija-Flor para 2019

O anúncio foi feito na noite deste domingo (6), através do programa ao vivo da TV Caprichoso. O presidente Babá Tupinambá disse que teria uma novidade a nível nacional, mas deixou o próprio Neguinho dar a notícia. Fotos: Divulgação

O boi Caprichoso está nas páginas online dos principais veículos de comunicação que cobrem cultura em Parintins, no Amazonas e no Brasil.

Uma das publicações é do jornalista Sidney Rezende, ex-globo News, que é uma das referências do país quando se trata de cultura popular e de Carnaval.

De campeão para bicampeão. Atual vencedor do Carnaval carioca pela Beija-Flor de Nilópolis, o intérprete Neguinho vai cantar para o boi ganhador dos dois últimos festivais de Parintins (2017-2018), Caprichoso. O músico gravará a toada “Armadura de Fé”, que estará no CD 2019 do bumbá azul, de mesma cor da sua escola de samba no Rio.

Anúncios

O anúncio foi feito na noite deste domingo (6), através do programa ao vivo da TV Caprichoso. O presidente Babá Tupinambá disse que teria uma novidade a nível nacional, mas deixou o próprio Neguinho dar a notícia.

“A gente está procurando fazer algo novo, inovar sempre. Caprichoso 2019 é um boi que está junto, unido e focado no tricampeonato. A gente está nessa união de povos, que é a nossa cultura. Eu tenho um recado de uma pessoa que vai fazer parte do CD 2019 e quem vai dar o recado é ele mesmo.” “Queria agradecer ao Murilo Rayol que foi a peça chave dessa conexão entre o Caprichoso e o Neguinho da Beija-Flor, um ícone, conhecido internacionalmente, e que vai emprestar sua voz em uma toada que tem tudo a ver com ele”, completou Babá.

Tema

“Armadura de Fé”, dos compositores Leonardo Pantoja e Ericky Nakanome, homenageia São Jorge, padroeiro da Beija-Flor. A música faz parte do álbum “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis”, tema do Caprichoso para 2019.

Essa não é a primeira vez que um sambista participa do CD do bumbá azul. Em 2018, Alcione gravou a toada “Boi de Negro”. O laço entre Neguinho e Caprichoso é antigo.

Em 2011, ele foi homenageado na música “A cor do meu país”. Um trecho da toada citava o cantor: “Eu sou Neguinho do Beija-Flor, do reisado, cavalhada, eu sou marujeiro”.

Rufar

O presidente da agremiação anunciou que o 1º Rufar do Tambor, na Praça dos Bois, com itens oficiais e Marujada de Guerra, acontecerá no dia 26 de janeiro, para abertura da temporada do Caprichoso em preparação ao festival de 2019.

“Estamos unidos e mais focados do que nunca por esse tricampeonato. É meu último ano como presidente do boi, mas não vamos deixar a peteca cair. Estamos com a mesma garra, força, como no nosso primeiro ano”, declarou o dirigente.

Outra novidade anunciada foi a participação do torcedor na escolha de coreografia de três toadas: entre elas Tribo Caprichoso. Serão disponibilizadas três opções de coreografias para votação da galera na internet e, de acordo com o coreógrafo Jair Almeida, a divulgação do resultado deve ocorrer no final do mês de janeiro.

O coordenador do Conselho de Artes, Ericky Nakanome, anunciou que o Caprichoso realizará assembleia com sócios, em Parintins e Manaus, ainda em janeiro, para debater as metas do espetáculo “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis”.

Por meio de edital, a diretoria vai convocar os sócios do Caprichoso, com hora e data, para participar do momento histórico de construção do tricampeonato, entender todo o caminho artístico ou administrativo até a consolidação da vitória, no dia 1º de julho.

Fotolivro

Em vídeo, diretamente da Jordânia, onde apresenta um documentário de fotografia sobre cultura popular, que já passou por Etiópia, Israel e Egito, o torcedor azulado e fotógrafo Wigder Frota anunciou a realização de um projeto em parceria com o Conselho de Artes do Caprichoso: um fotolivro sobre a apresentação do boi de arena em 2017, 2018 e 2019.

“É um projeto muito especial para mim. Vamos lançar três livros com minhas fotos, com textos de Ericky Nakanome, Simão Assayag, Larice Butel, Ronaldo Barbosa, Edvander Batista, contando a história da nossa trilogia que começa em 2017 e termina em 2019. Daqui a três, estou indo a Parintins trabalhar nesse projeto”, ponderou.

O primeiro fotolivro que Wigder Frota vai produzir é “A Poética do Imaginário Caboclo”, do título do Caprichoso em 2017, para ser apresentado no lançamento do DVD 2019 “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis”.

Sequenciado

Consequentemente, o fotógrafo trabalhará o volume “Sabedoria Popular: Uma Revolução Ancestral”, do bicampeonato do Caprichoso, a ser lançado na semana anterior ao festival de Parintins 2019. Wigder Frota vai se dedicar ao fotolivro “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis” até o final do ano de 2019 para selar a trilogia dos espetáculos do Caprichoso.

O Conselho de Artes do Caprichoso divulgou ainda as toadas “Favorável Sentença”, de Ronaldo Barbosa, “Matriarcas”, de César Moraes, Diego Silva e Sandro Santos, “Meu Deus é Maria”, de Ronaldo Barbosa Jr, e “Boi de Encantaria”, de Ronaldo Barbosa e Ericky Nakanome.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *