
Nesta sexta-feira, Susam e empresas médicas com pagamentos atrasados celebraram acordo para cancelar paralisação na saúde. Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (16), a procuradora-geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque se reuniu com o secretário de saúde do Amazonas, Francisco Deodato, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Leda questionou o secretário sobre as medidas em andamento para pagar as cooperativas que prestam serviço ao Estado na área de saúde. A preocupação era a possível greve no setor, já a partir da próxima quarta-feira, caso o governo não sinalizasse uma forma de solucionar o problema.
O secretário de saúde fez uma exposição geral sobre o cenário e adiantou que ainda nesta sexta-feira assinaria um pacto com as cooperativas, a fim de que os serviços não fossem paralisados.
De acordo com a procuradora-geral, o Ministério Público entregou um requerimento ao secretário solicitando informações de como será feito o pagamento das cooperativas, quais empresas estão com contrato vigente com o Estado e detalhes sobre esses contratos. A Susam também deve encaminhar ao MP-AM o acordo celebrado entre o Governo e as cooperativas.
O Ministério Público instaurou um Procedimento Preparatório (PP), o objetivo é acompanhar essa negociação e garantir os serviços essenciais e médicos à população.
“Fizemos vários questionamentos formalmente ao secretário, que deve nos entregar as respostas até o início da próxima semana”, destacou a PGJ.
Também participaram da reunião o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Fábio Monteiro, o secretário-geral Alberto Nascimento, as promotoras de Justiça Cláudia Câmara e Silvana Cabral, que atuam na área de saúde pública, a promotora de Justiça Cley Barbosa Martins e Lílian Stone, além do promotor Igor Starlling.
Veja mais notícias em Cidade