03/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Seaop registra aumento de 444% em prisões e 933% de captura de foragidos no AM

Publicado em 07 de novembro, 2018

Somente em outubro, Seaop realizou operações que resultaram em 49 pessoas foram presas e 31 foragidos da justiça recapturados. Fotos: Divulgação

Balanço divulgado pela Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), nesta quarta-feira (7), aponta aumento na produtividade do mês de outubro quando 49 pessoas foram presas e 31 foragidos da justiça foram recapturados durante operações. As prisões cresceram 444% e as recapturas 933% na comparação com o mês de setembro.

O bom desempenho é reflexo da nova dinâmica determinada pelo secretário de segurança, coronel Amadeu Soares, que assumiu a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a qual a Seaop está vinculada.

No período, houve fortalecimento das ações policiais e operações para recaptura de detentos que violaram a tornozeleira eletrônica, ações pioneiras no sistema de segurança local.

Parceria

Segundo o secretário executivo adjunto de Operações, delegado da Polícia Civil, Guilherme Torres, a produtividade também é reflexo do trabalho realizado em parceria.

“Nós conseguimos agora em outubro reorganizar as equipes e montar uma equipe de policiais civis e militares de maneira integrada, cada um fazendo sua função constitucional. A Polícia Civil com o trabalho de levantamento de informações, trabalho de investigação, e a Polícia Militar com o trabalho operacional”, destacou Torres.

Vinculada a SSP, a Secretaria de Operações tem duas missões: desenvolver programas de prevenção e combate à violência e às drogas e as ações operacionais práticas e repressiva, trabalho que fica a cargo do Grupo de Resposta Tática (GRT).

Secretário Guilherme Torres disse que a Polícia Civil trabalha com levantamento de informações, investigação, e a Polícia Militar com a ação operacional

Recapturados

A Seaop registrou 31 recapturas de foragidos no mês de outubro, um aumento de 933% em relação a setembro, quando três pessoas foram recapturadas.

O crescimento é reflexo das três fases da operação “Rastreamento”, que cumpriu 31 mandados de prisão em todas as zonas da capital e mandou de volta para o regime fechado detentos que violaram tornozoleiras eletrônicas e, por isso, eram considerados foragidos.

Denúncias

Além de investigações, a Seaop também trabalha apurando denúncias enviadas pela população, com sigilo garantido. Os canais para enviar informações são o Disque Denúncia 181, da SSP, e o linha direta da secretaria no aplicativo Whatsapp pelo telefone (92) 99345-2848.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.