Trio é preso e adolescente apreendido por morte de bolsista do Inpa no Aleixo

Quadrilha tem envolvimento em crimes de latrocínio e roubos na capital segundo investigação policial. Foto: Erlon Rodrigues/ PC-AM

Daniel Gomes Santos, 19; Leonardo Gabriel Pedrosa de Aguiar, 19, e Thiago Rodrigues Soares, 23, foram presos por envolvimento em latrocínio e roubos na capital, e um adolescente de 17 anos foi apreendido por participação nos mesmos crimes.

Equipes da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), sob coordenação do delegado interino Samir Freire, fizeram a prisão do grupo.

De acordo com Freire, o grupo está diretamente envolvido no latrocínio que teve como vítima o bolsista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Jabson Franco da Costa, 34, ocorrido no dia 31 de julho deste ano, na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona Sul.

Outro crime

Para a polícia, o bando está ligado também à tentativa de latrocínio que teve como vítima um universitário de 22 anos. O delito aconteceu no dia 10 de outubro deste ano, em uma parada de ônibus na avenida Darcy Vargas, Chapada, zona Centro-Sul. O estudante foi atingido com disparos de arma de fogo e levado para uma unidade hospitalar na capital.

“Com a prisão de Mateus Mutimo Moraes, 21, envolvido na morte de Jabson, efetuada por policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) no dia 14 de setembro deste ano, no Coroado, demos prosseguimento às investigações em torno de casos de latrocínios e roubos em paradas de ônibus. Com isso, foi possível identificar outros integrantes e apurar que essa quadrilha tem ligação tanto no latrocínio de Jabson, quanto na tentativa de latrocínio do universitário, assim como envolvimento em diversos outros delitos ocorridos em Manaus”, explicou o delegado.

Thiago e Leonardo foram presos ontem, e o menor foi apreendido também na quinta. Já Daniel foi localizado e preso na manhã desta sexta-feira (19).

Confissão

Os infratores confessaram envolvimento nas ações criminosas. “Cada indivíduo tinha uma função dentro da organização criminosa. Leonardo era responsável por conseguir veículos para que Thiago e o adolescente conduzissem e, junto com Mateus e Daniel, abordavam as vítimas e executavam os delitos”, disse.

O secretário de Segurança, coronel Amadeu Soares, ressaltou o compromisso da SSP-AM com a sociedade em elucidar os crimes cometidos no Estado.

“Quero destacar os trabalhos desempenhados e parabenizar a equipe da Derfd pela competência na elucidação desses crimes e reforçar que todos os órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública do Amazonas estão engajados em trazer resultados positivos como estes para a população”, declarou o secretário da pasta.

Flagrante

Thiago, Daniel e Leonardo foram autuados em flagrante por associação criminosa armada e corrupção de menores. Eles serão indiciados, ainda, por latrocínio e tentativa de latrocínio.

Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfd, eles serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital.

O adolescente irá responder por ato infracional análogo ao crime de associação criminosa armada. Em seguida será conduzido à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *