Prefeitura lança e-book de boas práticas para consumo de água e energia

O e-book “Manual de Boas Práticas em Contas Públicas” foi lançado durante evento na sede da Escola Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). Foto: Mário Oliveira/Semcom.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Lucas Bandiera, lançaram nesta quarta-feira, 17/10, o e-book “Manual de Boas Práticas em Contas Públicas”, na sede da Escola Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Parque das Laranjeiras.

Criado a partir das orientações estratégicas do Plano Manaus 2030, o programa de Boas Práticas em Contas Públicas visa a redução no consumo de água e energia nas unidades da prefeitura, a partir de práticas simples de uso consciente e redução de desperdícios.

“Quando assumi a prefeitura, lá em 2013, fiz mudanças drásticas e cortei na carne a estrutura municipal para poupar gastos com a máquina pública e priorizar investimentos. Manaus hoje tem uma gestão austera e esse manual de boas práticas é prova disso, porque demonstra que a consciência no uso dos recursos públicas está alcançado todas as estruturas e seus servidores”, destacou o prefeito Arthur Neto.

A publicação, lançada estrategicamente em formato digital para facilitar a distribuição e economizar custos ao erário municipal, está disponível para leitura e download no portal da Prefeitura de Manaus e da Semad (https://semad.manaus.am.gov.br/). O objetivo é auxiliar na conscientização de servidores, estagiários e colaboradores terceirizados quanto a práticas diárias de economia de água e energia, que devem gerar impacto positivo nas contas do município.

A Semad estabelece, anualmente, cotas de consumo para os órgãos da estrutura municipal e agentes de contas públicas acompanham o gasto in loco, reunindo-se periodicamente para avaliação de resultados. Com o Manual, a Prefeitura poderá promover campanhas internas de sensibilização para que cada colaborador contribua para a economia nas repartições e o montante possa ser empregado em retorno para no município.

Segundo o secretário da Semad, Lucas Bandiera, fomentar boas práticas e trazer novas ideias para implementar melhorias vão possibilitar efetiva economia dentro das secretarias, para reverter esse orçamento para outros investimentos. “Diminuindo o consumo, nesse caso em água e energia, podemos reverter esses recursos para o benefício na própria secretaria, seja para mais orçamento, contratação de mão de obra, execução de concursos e melhorias de infraestrutura. O e-book está disponível não apenas para os servidores, mas para o público em geral”, afirmou.

Novas reuniões de agentes serão realizadas ainda este ano, para monitorar os projetos desenvolvidos e os resultados de economia de cada unidade municipal.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *