Fim de ano animador para os ‘concurseiros’ amazonenses

Concurseiros devem se preparar para a enxurrada de concursos

Os ‘concurseiros’ devem se preparar porque a previsão é de uma enxurrada de concursos. Foto: Arquivo

Estava lendo há pouco algumas notícias que destacam um levantamento feito pelo IBGE, o qual indica que o Brasil iniciou o terceiro trimestre com queda na taxa de desemprego pela quarta vez seguida. A recuperação da economia tem sido tímida e ainda contamos com mais de 12,8 milhões de desempregados, contra 13,3 milhões no mesmo período do ano passado.

Essa sutil melhora na economia já vem repercutindo no lançamento de novos concursos pelas administrações federal, estadual e municipal. Tivemos poucos certames de meados de 2015 até o início de 2018. Todavia, aos poucos, os concursos públicos para seleção de pessoal vêm sendo retomados. Já tivemos, nos últimos meses, seleções para a Seduc/AM, Polícia Federal, Ufam, PGM – Manaus, DPE/AM, só para citar alguns, e esse ritmo tende a aumentar muito no fim de 2018, mantendo ou até mesmo aumentando a rotação no decorrer de 2019.

Estamos com uma janela sendo aberta que não víamos há anos!! São muitos concursos com possibilidade de edital e/ou provas ainda em 2018: Polícia Civil/AM, Polícia Militar/AM, Corpo de Bombeiros/AM, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público da União, Tribunal de Justiça/AM, Semef – Manaus, Adaf, Idam. Outros certames também estão em pauta para o ano seguinte, tais como: Ministério Público/AM, Tribunal de Contas/AM, INSS, Suframa, Semsa – Manaus, Susam/AM, Sefaz/AM, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Administração Penitenciária/AM, isso sem contar os concursos de outros Estados.

Trabalho com concursos desde 2005 e não lembro de um momento em que tenham surgido tantos certames ao mesmo tempo.

Estejam prontos ou, ao menos, bem adiantados na ocasião em que essas oportunidades aparecerem. Antecipar a preparação e estudar antes dos editais serem publicados aumentam significativamente a possibilidade de aprovações.

 

 

De Renato Cabral

Analista Tributário da Receita Federal e Professor do Gabaritar Concursos e do Centro Preparatório Aufiero.

 

 

Veja também
1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vivianne disse:

    Show de post! O professor Renato arrasa!