
Empurrador naufragou parcialmente ontem no porto do São Raimundo, derramando óleo diesel no rio Negro. Fotos: Ricardo Oliveira/ Ipaam
Um empurrador da empresa de navegação Waldemiro Lustoza naufragou parcialmente nesta quarta-feira (5), no porto do São Raimundo, zona Oeste, ficando com a popa no fundo do rio Negro.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) notificou a empresa a informar o motivo do acidente e as medidas adotadas para segurança da área e de contigência para que o óleo diesel da embarcação não se espalhe.
Contigência
Não há informações ainda sobre a quantidade de óleo derramado, usado como combustível do empurrador. O local do acidente fica a uns 300 metros do porto de embarque do São Raimundo.
A empresa responsável fez a contingência utilizando boias, procedimento padrão para esse tipo de acidente. Um guindaste de 50 toneladas foi usado para o trabalho de içamento da embarcação ontem mesmo.
Dois fiscais do Ipaam acompanharam a ação e a Waldomiro Lustoza tem cinco dias para prestar os esclarecimentos. A multa será calculada pelo instituto com base nas informações.
Naufrágio no Chibatão
Há oito dias dias, um rebocador do Porto Chibatão naufragou e derramou quase 2 mil litros de óleo diesel no Rio Negro e percorreu 10 km de extensão.
O acidente ocorreu na última segunda-feira (27) entre o Porto da Ceasa e a estação do Programa Águas Para Manaus (Proama). A empresa responsável foi notificada a pagar cestas básicas, água potável para 100 famílias afetadas pelo desastre ambiental.
A Manaus Ambiental segue fazendo coleta da água para análise, descartando contaminação para a área de abastecimento da cidade.
Deixe um comentário