Presos de Uarini tinham armas e até videogame de última geração nas celas

Um possível plano de fuga descoberto teria provocado a rebelião na cadeia na quinta. Presos foram transferidos. Fotos: Divulgação

A revista realizada na 58ª Delegacia Interativa de Polícia de Uarini (distante 570 quilômetros de Manaus), que funciona como unidade prisional na cidade, apreendeu dezenas de itens proibidos, entre eles 4 facas, uma pistola .40, uma escopeta calibre 12, um simulacro, duas armas caseiras, três estoques e uma tesoura.

Um motim aconteceu na unidade nesta quinta-feira (23), quando 36 detentos iniciaram atos de desordem que culminaram com a destruição da delegacia. A situação ocorreu um dia após uma revista geral da Polícia Civil que recolheu objetos proibidos, como celulares e drogas, que estavam em posse dos detidos.

Videogame

Os 36 detentos seriam transferidos para a Unidade Prisional de Tefé e para Manaus. Entre os itens apreendidos também estavam 9 celulares, uma bateria, três carregadores de celular, um cartão memória, uma barra de ferro, uma sanduicheira, um aparelho de DVD, uma máquina de cortar cabelo, um videogame Playstation e 10 frascos de perfume.

Cerradas

Grades da carceragem foram quebradas, após um batidão, e a suspeita é que a rebelião teve início porque foi descoberto um plano de fuga na delegacia. Com base em informações, a polícia fez a revista e identificou grades parcialmente serradas pelos detentos.

Houve queima de objetos e colchões e confronto com PMs, com troca de tiros. A Polícia Militar cercou o prédio para evitar fugas e reféns, passando a negociar a rendição dos internos.

PMs de Tefé reforçaram o efetivo de segurança assim como policiais do Tático Móvel de área, que estavam de sobreaviso, somando 22 homens.

Refém

Após horas de negociação, os presos liberaram um refém, se renderam e entregaram as armas que portavam. O tenente Gilfran, da PM, foi atingido por uma pedrada durante a rebelião, sofrendo uma fratura em um de seus punhos. A carceragem do DIP ficou completamente destruída e houve depredação em vários ambientes.

Parte dos presos foi transferida para as cidades de Alvarães e Tefé, envolvendo o transporte por meio de lanchas rápidas, com coordenação do 3º Batalhão da PM, sob comando do tenente David Nery.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *