Pesquisa do Ibope indica segundo turno para Governo. Veja os números

Pesquisa foi realizada de 13 a 16 de agosto e ouviu 812 eleitores, com margem de erro de 3%. Foto: Arquivo

A primeira pesquisa Ibope divulgada após o prazo para registro de candidaturas às Eleições 2018 para Governo do Amazonas indicam que o Estado teria segundo turno se o pleito fosse hoje, conforme as intenções de voto.

Amazonino Mendes (PDT), candidato à reeleição, aparece com 29%, seguido de Wilson Lima (PSC), com 19%; o senador Omar Aziz (PSD) com 16%; e o ex-governador tampão, David Almeida (PSB), com 15%. Empatados com 1% estão Berg da UGT (PSOL) e Sidney Cabral (PSTU).

Brancos e nulos

Brancos e nulos correspondem a 16% dos votos, e não sabem ou não responderam a 4%. A sétima candidata, Lucia Antony (PCdoB), não aparece na lista porque no momento da pesquisa sua candidatura não estava oficializada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de agosto, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. Foram entrevistados 812 eleitores de todas as regiões do Estado.

O registro no TRE-AM tem o número AM-01315/2018 e no TSE BR-05767/2018. Na modalidade espontânea, onde se pergunta só em quem o eleitor pretende votar, sem apresentar relação de candidatos, o resultado é: Amazonino, 20%, Wilson Lima, 9%, David Almeida, 8%, Omar Aziz, 5%, Berg da UGT 0% e Sidney Cabral não foi computado.

Espontânea

Na espontânea, os votos brancos e nulos somaram 21%, outros 4%, e não sabem/não responderam, 33%. A taxa de rejeição (em qual candidato não se votaria de jeito nenhum) apontou Amazonino com 38%, Omar com 35%, Sidney Cabral com 16%, David Almeida com 15%, Berg da UGT com 14%, e Wilson Lima com 10%. Número de não sabem/preferem não opinar foi de 12% e poderia votar em todos, 1%.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *