
Foto: Divulgação Infraero
Os passageiros brasileiros e estrangeiros estão satisfeitos com os serviços oferecidos em 18 dos 20 principais aeroportos do país avaliados na Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada diariamente e divulgada trimestralmente há mais de cinco anos pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. No 2º trimestre deste ano, a média geral de satisfação dos terminais pesquisados foi de 4,35, numa escala de 1 a 5, onde 1 é muito ruim e 5 é muito bom.
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi apontado no relatório como o segundo melhor terminal do Brasil na categoria “satisfação geral do passageiro”. Em uma escala de 1 a 5, a nota do aeroporto de Manaus, que é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foi 4,46 para aeroportos que transportam até cinco milhões de pessoas por ano. O primeiro lugar ficou para Vitória (ES).
Manaus também ficou em segundo lugar na categoria “cordialidade dos funcionários da imigração” (4,78) e ainda recebeu avaliações positivas no quesito “tempo de fila na imigração” (4,81).
A Pesquisa mostrou que 76% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela CONAERO (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias). Esses aeroportos são responsáveis por 87% dos passageiros transportados no Brasil e, entre abril e junho, 89% dos entrevistados avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”. Ao todo, foram ouvidas 20.525 pessoas no trimestre. Os viajantes são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.
Melhores por categoria
Nesta rodada, dos oito aeroportos da categoria que movimentam até cinco milhões de passageiros por ano, o recém-inaugurado terminal de Vitória (ES) teve a maior nota (4,59), seguido de Manaus (AM) e Natal (RN), empatados (4,46). Belém e Florianópolis tiveram as menores notas: 3,97 e 3,69, respectivamente. A média geral da categoria foi de 4,24.
Entre os oito terminais que movimentam de 5 a 15 milhões, Curitiba teve a melhor avaliação no trimestre (4,69), seguido de Viracopos (SP), com nota de satisfação de 4,67. Na opinião dos passageiros, Fortaleza (CE), com 4,23 e Salvador (BA), com 4,27, ficaram nas últimas posições da categoria, que teve média geral de 4,46.
Não tão bom assim
O Aeroporto de Manaus é considerado um dos piores do Brasil na categoria custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes. Os preços dos produtos alimentícios comercializados no local estão entre os mais caros, comparando com os demais terminais brasileiros, conforme mostra o relatório.
A nota alcançada pelo terminal foi 2,62, ficando abaixo da meta do governo, que é nota 4, em uma escala de 1 a 5, onde 1 é considerado “muito ruim” e 5 é “muito bom”.
Veja a pesquisa completa clicando neste link > Acesse aqui o relatório completo.
Deixe um comentário