Quer economizar na cozinha? Aprenda 12 dicas espertas de especialista amazonense

Foto: Reprodução

Não é uma tarefa fácil economizar na cozinha diante de tantas opções encontradas na hora da compra. O valor gasto com alimentação representa uma boa parte do orçamento familiar e certos truques tornam-se necessários para encontrar meios de economizar.

O Portal do Marcos Santos conversou com a personal organizer Gizella Lima, que topou o desafio e separou 12 dicas para economizar na cozinha. “Atenção desde a hora das compras, incluindo o planejamento do cardápio, na forma de armazenamento e também durante o preparo dos alimentos.”, ressaltou a personal.

Ela ainda explica que mudando simples hábitos na cozinha, os gastos podem diminuir bastante. Aqui vão as 12 dicas para economizar na cozinha que podem ajudar a sobrar um dinheirinho na sua conta

1. Fazer uma lista antes de ir às compras ajuda a evitar levar algo que não é necessário.

Gizella afirma que essa é a dica primordial. “Não podemos nunca deixar de fazer aquela listinha com o que realmente é necessário comprar. Sempre se pergunte: ‘Eu preciso disso e por quê?’.”

2. Mercado só uma vez por semana

A personal explica que fazer compras separadas, uma um dia e outra em outros dias significa despesa extra, pois você não tem como comparar os preços e avaliar o que vale mais a pena. “Não cai nessa armadilha de comprar de pouquinho em pouquinho. Compre o que tiver que comprar de um só vez e lembre-se, só o necessário”.

3. Aproveitar as promoções e ofertas oferecidas pelo estabelecimento

Gizella contou que não existe problema nenhum em optar por ofertas e promoções oferecidas pelos supermercados. ” Vale muito a pena se o leite neste supemercado por exemplo, é mais barato e está na promoção. Aproveite e compre logo”.

Gizella Lima é personal organizer. Foto: Divulgação

4. Não levar crianças às compras

Outra forma de economizar é não levar crianças às compras, pois a dificuldade em dizer ‘não’ pode ajudar a aumentar os gastos. “Não leve crianças ao supermercado. Você precisa se concentrar e comprar o que é necessário.”.

5. Já no armazenamento: Deve-se congelar os alimentos antes que estraguem

Desta forma, segundo a personal organizer, além de ter sempre o ingrediente à mão, evita-se o desperdício.

6. Cortar alimentos

Se houver a necessidade de cortar os alimentos, deve-se cortá-los todos de uma vez.

7. Manter a geladeira e o congelador sempre limpos

Dessa forma você garante economia de energia elétrica.

8. Assar vários pratos de uma vez garante economia de gás de cozinha

Essa dica é na hora do preparo da comida. Vale muito a pena e você gastará pouco gás.

9. O pão amanhecido pode virar várias comidas

Como o pão é caro, se você tiver pães amanhecidos, basta fazer torradas, pudim, tortas e bolos com eles, é só usar a criatividade.

10. Visando poupar dinheiro com carnes e peixes, pode-se escolher um ou dois dias da semana para uma refeição vegetariana

Essa dica é para quem quer economizar e ainda perder uns quilinhos.

11. A internet também pode ajudar

Pesquisando receitas econômicas na web pode-se encontrar diversas opções super baratas e fáceis de fazer.

12. Manter as panelas fechadas durante o preparo das refeições

Isso evita o desperdício de gás ao acelerar o cozimento dos alimentos.

De acordo com a nutróloga Evelyn de Paula, durante as compras é necessário prestar atenção à validade dos alimentos. “Deve-se usar primeiro o que tiver para vencer.”

Evelyn ainda alerta sobre o perigo de deixar sobras de alimentos para fora da geladeira, já que a refrigeração garante que não haja proliferação de micro-organismos, o que pode inutilizar os alimentos, causando desperdício. “Cuidado para não esquecer alimentos fora da geladeira. Isso é um perigo.”.

Reportagem: Bruna Chagas

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *