Na festa da Padroeira de Parintins, Braga anuncia que será o relator do orçamento do Ministério das Cidades

“Assim que terminarem as eleições deste ano, volto para o Senado Federal para ser o relator do Orçamento de 2019 do Ministério das Cidades”. A revelação foi feita pelo senador Eduardo Braga, na manhã desta segunda-feira (16/07), durante entrevista a emissoras de rádio em Parintins. O senador está na cidade para participar dos festejos de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.

Integrante da Comissão Mista de Orçamento (CMO), órgão legislativo formado por senadores e deputados para examinar e emitir pareceres sobre matérias orçamentárias, Braga assumiu a relatoria de uma de 16 áreas temáticas que compõem o Orçamento Geral da União: a de Desenvolvimento Urbano, que abrange o Ministério das Cidades e os órgãos a ele vinculados.

Criada em 2003, a pasta tem a função de criar e desenvolver políticas de desenvolvimento urbano e de subsídio à habitação popular, saneamento e transporte urbano, entre outras. O famoso programa “Minha Casa, Minha Vida” é, por exemplo, administrado pelo ministério.

“Sei que muitos sairão para descansar assim que terminarem as eleições. Eu vou voltar para Brasília para relatar o orçamento do próximo ano do Ministério das Cidades. Será um desafio, pois trata-se dos investimentos na infraestrutura urbana do país”, disse o senador, durante a entrevista.

Para Eduardo Braga, o trabalho de relator de Orçamento é importante para viabilizar recursos para o estado. “Muito do que conseguimos para o Amazonas nos anos de 2017 e 2018 foi fruto do nosso trabalho como relator do orçamento da União, quando colocamos emendas para as áreas de saúde e educação”, afirmou. “Esse trabalho possibilitou a liberação de recursos para custeio e investimentos para áreas que antes o Governo Federal não liberava, como o incremento do PAB (Piso de Atenção Básica), criado por mim enquanto relator-geral do Orçamento da União”, lembrou.

 

Recursos

O senador informou que, na sexta-feira dia 29 de junho, primeira noite do Festival Folclórico de Parintins, foi depositado na conta da Prefeitura recursos da ordem R$ 1,3 milhão para compra de equipamentos hospitalares para as unidades de saúde do município. “Esse incremento financeiro é importante para a prefeitura que, apesar de poucos recursos, muitas vezes tem que arcar com o custeio da saúde, deixando de investir em estrutura, como a aquisição de novos equipamentos”, explicou.

Comentários
Veja também
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *