Trinta e cinco mil mesários devem ser convocados para as eleições 2018

Foto: Reprodução

Para o cargo de mesário durante as eleições de 2018 no estado, cerca de 35 mil pessoas devem ser convocadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Somente na capital, mais de 15 mil voluntários devem ser chamados. O processo eleitoral vai eleger um presidente, governador, senador e deputado federal e ocorrerá em outubro.

As notificações para os voluntários foram expedidas pelos cartórios eleitorais a partir do final de maio deste ano.

Segundo o TRE não há data limite para ser finalizada a convocação de mesários. A responsabilidade da solicitação é de competência dos cartórios eleitorais e até o presente momento, os membros da mesa receptoras ainda estão sendo recrutados.

Mais de cinco mil voluntários realizaram as inscrições pelo site do TRE para ser mesário voluntário durante as eleições de 2018 no Amazonas. Os convocados receberão um treinamento onde será instruído desde o manuseio da urna eletrônica até o procedimento diante de ocorrências comuns em dias de pleito.

Os eleitores que participarem do programa como voluntários terão vários benefícios, entre eles os previstos no artigo 98, da Lei n. 9.504/97 (Lei Geral das Eleições):

Dispensa do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação;

Auxílio-alimentação no dia da eleição;
Certidão a serviço da Justiça Eleitoral;
Desempate em concursos públicos, conforme os critérios já previstos em lei ou regulamentos;
Além disso, garante-se aos universitários das faculdades conveniadas o reconhecimento como atividade extracurricular.
Para participar, o interessado precisa ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino médio e estar em dia com a Justiça Eleitoral.

As convocações da Justiça Eleitoral são obrigatórias e só podem ser recusadas diante de motivo plenamente justificado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *