ICMBio usará drones no combate ao desmatamento na Amazônia

Três modelos de drones serão usados nos testes para investigação de crimes ambientais, como garimpos ou madeireiras clandestinas, até monitorar desmatamento. Foto: Arquivo

Fiscais do Instituto Brasileiro de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), se preparam para utilizar drones na gestão e monitoramento de unidades de conservação, a partir de 2019.

A equipe vai testar, pelos próximos meses, três modelos de veículo aéreo não tripulado. Segundo o ICMBio, atualmente a suspeita de um acampamento de madeireiros ou garimpeiros, por exemplo, pode exigir até o fretamento de uma aeronave, o que gera altos custos e ainda alerta os criminosos.

Tempo real

Como o drone é silencioso e discreto é o equipamento ideal para operações desse tipo, principalmente, na Amazônia. Além disso, de acordo com o instituto, os drones podem pairar sobre incêndios florestais e enviar informações, em tempo real, que orientem as equipes no combate ao fogo.

Eles também são úteis no cálculo do volume de madeira do desmatamento. O ICMBio informou que a Reserva Biológica do Cachimbo e o Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, devem ser as primeiras a receber capacitação e testes em campo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *