Mais de seis mil motoristas já fizeram o download do aplicativo ‘Zona Azul Manaus’

Foto: Divulgação

Nos dez primeiros dias de funcionamento do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul, com cobrança de taxa, 6 mil motoristas já baixaram o aplicativo que possibilita a compra antecipada de crédito, para uso das vagas.

Segundo o diretor Operacional do Consórcio Amazônia, concessionária do serviço em Manaus, Guilherme Ruiz, um terço dos usuários do sistema tem utilizado as plataformas digitais – aplicativo e site, para fazer a compra dos créditos. Até o momento, pelas plataformas digitais, a empresa já registrou 7.700 placas que fizeram uso das vagas – podendo ser uma ou mais vezes.

Nesses 10 dias de funcionamento, cerca de 300 pessoas, entre moradores e comerciários do centro da cidade, já realizaram o cadastro para utilização das vagas do Zona Azul, com os benefícios concedidos. No caso dos comerciários, com 50% de desconto sobre a taxa e, para os moradores, com isenção de cobrança.

Guilherme Ruiz explica que a vantagem para o motorista que utiliza as plataformas digitais é que, se já tiver comprado crédito antecipado, no momento de estacionar em uma das vagas do Zona Azul, não necessita mais efetuar nenhum procedimento. Caso contrário, vai precisar comprar os créditos com os monitores ou com os vendedores cadastrados pelo Consórcio. Outra vantagem é que, se o motorista comprou crédito para apenas uma hora e vai precisar demorar mais que isso, por exemplo, ele poderá adquirir esse tempo extra pelo próprio aplicativo ou site.

Para utilizar o estacionamento rotativo pelo aplicativo, o primeiro passo é fazer o download nas lojas Google Play ou Apple Store. Em seguida, o usuário deve cadastrar algumas informações pessoais, como e-mail, senha, CPF e placa do veículo. Os usuários que não quiserem utilizar o aplicativo podem optar por fazer o seu cadastro no site www.zamanaus.com.br.

Novos monitores

As pessoas que não tiverem acesso às plataformas digitais têm outras duas opções para adquirir créditos do Zona Azul – com os monitores ou vendedores autorizados, que atuam no local, devidamente uniformizados. “O pagamento deve ser realizado apenas a esses profissionais ou nas plataformas digitais”, alerta Ruiz.

O Consórcio Amazônia informa que, desde o último sábado (07), novos monitores já estão trabalhando no sistema. Ao todo, 50 pessoas estão atuando como monitores, todas elas ex-guardadores de veículos ou familiares deles. Estão em treinamento mais dez monitores, que deverão iniciar na função até o final desta semana.

Os monitores são responsáveis pelo atendimento e orientação ao usuário, fiscalização do uso do sistema de estacionamento e venda de créditos. De acordo com Guilherme Ruiz, para atender com maior agilidade e oferecer comodidade aos clientes estão sendo contratados um número maior de monitores do que o previsto em contrato, que seria um para cada cem vagas de estacionamento. Estão sendo disponibilizados um monitor para cada 35 vagas.

Nesta semana também começam a trabalhar na atividade exclusiva de venda de crédito mais 20 pessoas, todos ex-guardadores de veículos do centro da cidade. Guilherme Ruiz explica que a previsão era que esses vendedores começassem a trabalhar no último sábado, mas como houve atraso na entrega dos equipamentos a previsão é que todos comecem a trabalhar até o final da semana.

 

PARA TIRAR DÚVIDAS

Tempo de permanência no estacionamento: no máximo, três horas, para garantir a rotatividade e permitir que outros motoristas possam usar as vagas. Se o motorista precisar ficar mais tempo no centro da cidade, ele deverá deslocar o seu veículo para outra vaga.

Preço: R$ 2,45 a hora.

Horário de funcionamento: é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. No domingo não funciona. Se o motorista estacionar antes das 8h, ele não será cobrado. A partir das 8h, se ele ainda estiver ocupando a vaga, ele tem 15 minutos de tolerância para regularizar a sua situação. A cobrança passa a ser computada a partir desse período.

Áreas cobertas pelo sistema Zona Azul: as vagas de estacionamento do Zona Azul estão disponíveis na avenida Eduardo Ribeiro e nas ruas 10 de Julho, Barroso, Henrique Martins, Rui Barbosa, 24 de Maio, Costa Azevedo, Marçal, Dona Libânia, Monsenhor Coutinho, Tapajós, Lobo D’Almada, Joaquim Sarmento, José Clemente, Ramos Ferreira, Frei Lourenço e Ferreira Pena.

Trabalhadores do centro da cidade: Precisam se cadastrar para ter o desconto de 50% no valor da taxa/hora e ficarem liberados da exigência de rotatividade (ou seja, não precisam retirar o carro após as 3h limite). Pode ser cadastrado um veículo por cada trabalhador. Precisam apresentar os seguintes documentos – comprovação da condição de comerciário, bancário ou prestador de serviços naquela área da cidade, por meio de uma declaração da empresa em que atua; cópia da Carteira de Trabalho; e cópia autenticada do certificado de propriedade do veículo.

As vagas para os comerciários estão localizadas em dois setores perimetrais, que envolvem deslocamento de, no máximo, 500 metros, para que se dirijam até o local de trabalho. As vagas estão nos seguintes locais: avenida Joaquim Nabuco e suas travessas, até a avenida Getúlio Vargas (ruas Lauro Cavalcante; Huascar de Figueiredo, 24 de Maio, 10 de Julho e Ramos Ferreira); rua Luiz Antony e suas travessas, até a rua Epaminondas (ruas Simão Bolívar, Ramos Ferreira, Monsenhor Coutinho, 10 de Julho, Padre Estélio Dal ison, Travessa Padre Ghisland, Frei José dos Inocen tes, Bernardo Ramos, Avenida Sete de Setembro, Visconde de Mauá, Governador Vitório e Tamandaré).

Moradores do centro da cidade: Devem se cadastrar para ter acesso à vaga, com isenção de pagamento da taxa e liberados da exigência de rotatividade. Pode ser cadastrado um veículo por residência. Precisam apresentar os seguintes documentos – cópia de identidade, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, não superior aos últimos 90 dias) e cópia autenticada do certificado de propriedade do veículo. Para quem aluga imóvel, se não houver conta de consumo, deve apresentar cópia do contrato de locação. As vagas para os moradores estão localizadas nas ruas que circundam o quarteirão da residência ou que estejam na divisa deste.

Local para cadastro de trabalhadores e moradores do centro: sede do Consórcio Amazônia, na avenida Leonardo Malcher, 834, Centro, próximo ao Sebrae, no horário comercial – das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h. Mais informações no número (92) 3348-5505.

Monitoramento das vagas: Cada vaga do sistema Zona Azul é dotada de sensor, que detecta a hora em que o veículo estacionou. Nas vagas em que houve a retirada ou depredação de sensores, o Consórcio Amazônia reitera que não há qualquer tipo de prejuízo para o usuário, porque o tempo de estacionamento passa a contar a partir do momento que um dos monitores registra no sistema a placa do veículo. O Consórcio informa que já iniciou o processo de aquisição para a reposição dos equipamentos.

Infração: O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) é o órgão responsável por notificar o condutor que estacionar irregularmente, na área do sistema Zona Azul. Conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), artigo 181, inciso XVII, estacionar em desacordo com a regulamentação é uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23, e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Ainda cabe a remoção do veículo para o parqueamento da Prefeitura. Ao identificarem que o veículo está estacionado irregularmente, os monitores registram o caso no sistema. A notificação é enviada de forma automática para o Manaustrans, que aciona os agentes de trânsito que estiverem próximo da área

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *