Prefeitura apreende 15 veículos durante operação de fiscalização com apoio da PM

Entre os 15 veículos irregulares apreendidos, 12 eram motos que faziam transporte de passageiros não autorizado. Foto: Divulgação

Ao menos 15 veículos irregulares foram apreendidos durante a primeira ação entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), e a Polícia Militar, em fiscalizações realizadas nesta segunda-feira (9).

Com o suporte de viaturas e policiais militares, disponibilizados de acordo com o termo de convênio assinado na última quinta-feira, 5, duas equipes de fiscais de transporte atuaram de forma simultânea em bairros das zonas Norte e Leste.

12 motos

Dos veículos apreendidos, 12 eram motocicletas que faziam o transporte não autorizado de passageiros por mototáxi. Os demais, duas motocicletas e uma picape, eram de profissionais legalizados, do serviço de mototáxi e táxi-frete, que estavam com problemas na documentação exigida pela SMTU.

As abordagens foram acompanhadas por efetivo dos Comandos de Policiamento de Área (CPAs) das zonas Norte e Leste, além de agentes de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Foram percorridos os bairros São José, Grande Floresta, Grande Vitória, Tancredo Neves, Novo Aleixo, Mutirão, Santa Etelvina, Manoa, Cidade Nova, dentre outros.

Segurança

Para o Robson de Jesus Martins, 40, legalizado pela prefeitura desde 2014, a ação realizada pela SMTU em conjunto com a PM torna as blitz mais seguras a todos.

“Com certeza, é positivo porque com o apoio da Polícia Militar não tem mais aquele atrito que poderia acontecer nas abordagens e traz mais segurança aos próprios fiscais e também aos mototáxis regulares”, afirmou.

A mesma opinião é compartilhada pelo também mototaxista Delcinei Prestes, 34. “Há pessoas que usam de má-fé para fazer mototáxi. A gente não, nós pagamos todas as taxas direitinho e eles não pagam nada. Os fiscais da SMTU estão fazendo o trabalho deles, e é bem-vindo este reforço da PM”, frisou.

Operações

As operações continuarão e, nos próximos dias, outras zonas da cidade serão fiscalizadas, conforme explica o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Robson Falcão.

“Com o apoio dos policiais foi possível fazer duas equipes, ou seja, estamos ampliando o alcance das operações que vão acontecer em todas as zonas. Por diversas vezes os fiscais da SMTU se deparam com pessoas que tentam dificultar a fiscalização, inclusive utilizando ameaças com o objetivo de inibir a atuação dos servidores. Hoje não vimos isso, as operações foram tranquilas, os fiscais puderam fazer o seu trabalho, seguindo o que a lei estabelece”, destaca.

Convênio

O convênio celebrado na última quinta-feira, 5, viabiliza a atuação de policiais militares no trabalho de fiscalização dos serviços de transporte feito pela SMTU.

O trabalho entre as partes tem a finalidade de resguardar a integridade física dos fiscais na execução de blitze, principalmente, no combate ao serviço clandestino, e nos terminais de integração T1 (Constantino Nery), T2 (no bairro Cachoeirinha), T3 (na Cidade Nova), T4 (Jorge Teixeira) e T5 (São José). O convênio tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com interesse dos conveniados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *