Pré-Inscrições para o curso de ‘Cuidadoso’ começam na próxima segunda

A pré-inscrição para o chamado “Cuidadoso” é a primeira fase do processo seletivo, que tem a oferta de 240 vagas. Foto: Divulgação

Interessados no curso de Cuidador de Idoso da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT) – em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – (Espi), podem realizar pré-inscrição nos dias 9 e 10 de julho de 2018 através do site doutorthomas.manaus.am.gov.br.

A pré-inscrição para o chamado “Cuidadoso” é a primeira fase do processo seletivo, que tem a oferta de 240 vagas. Antes de realizar essa etapa, o candidato precisa ler o edital disponível também no site. A relação dos pré-inscritos estará disponível no site da FDT já no dia 11/07.

Na segunda fase, os candidatos selecionados deverão comparecer ao Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, nos dias 12 e 13 de julho de 2018, no horário das 8 às 12h ou das 14 às 16h30, para efetuar sua inscrição e agendar data para entrevista e preenchimento de questionário, munidos de documentos.

São exigidos comprovante de pré-inscrição (disponível no site), duas fotos 3×4 (recentes), RG (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia), Certificado de reservista [homens] (original e cópia), Certidão de Casamento, nascimento ou divórcio (original e cópia) e Certificado de conclusão do ensino médio (original e cópia).

As avaliações serão realizadas em uma única etapa, a partir de entrevista e preenchimento de questionário que inclui questões relativas às expectativas sobre o curso e entendimento prévio sobre o envelhecimento humano. Essa avaliação deverá ocorrer com data e horário agendados entre os dias 16, 17 e 18 de julho, de modo em que a ausência do candidato na data marcada implica na sua eliminação automática.

Dos 240 pré-inscritos, serão selecionados 80 candidatos, para participar do curso.  A lista final será divulgada nos dias 23 e 24 de julho, nas redes sociais e pelo site — doutorthomas.manaus.am.gov.br.  Os mesmos deverão comparecer no Parque Municipal do Idoso, nos dias 27 e 30 de julho, no horário das 8 às 12h ou das 14 às 16h30, portando os documentos utilizados na sua inscrição e a taxa de R$ 40.

 

Cronograma do curso

O programa de aulas será dividido em 11 módulos, com teoria e prática, ministradas por profissionais selecionados pela ESPI. As aulas serão inerentes ao processo de como cuidar de idosos, o envelhecimento humano, preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida.

“Para a Espi é sempre uma grande satisfação renovar a parceria com a Fundação Doutor Thomas nesse projeto que tem uma grande importância social, que é formar pessoas aptas a cuidarem dos nossos idosos. Esse curso tem carga horária extensa e bem elaborada para que todos os alunos saiam munidos de informações sobre saúde, qualidade de vida e os cuidados necessários na terceira idade”, destacou a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino.

O curso terá duração de 4 meses, com início em agosto, possui carga horária de 300h, sendo 200 de aula teórica e 100 de aula prática. “A capacitação já formou mais de 2,8 mil cuidadores de idosos desde 2006. Para uma melhor organização, as aulas teóricas, ministradas na Espi, são divididas em módulos que abrangem todo o universo da terceira idade aos alunos. Já nas aulas práticas, realizadas na FDT, os alunos aplicam os conhecimentos teóricos por meio de atividades”, explicou a coordenadora do curso, Maria da Luz Abreu.

 

Profissional

 

Neste ano, foi reformulado o processo seletivo, pensando sempre no bem-estar da população idosa. A etapa da entrevista com os psicólogos da FDT será fundamental para a seleção dos candidatos.

“Garantir o bem-estar do idoso faz do cuidador uma figura essencial nessa etapa da vida. Além das habilidades técnicas, é necessário ter empatia, boa saúde física e saber tomar decisões em situações de emergência que necessitam de iniciativas e ações rápidas”, explicou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

 

Banco de Dados

O NEPEM, setor responsável pelo curso, armazena currículos de cuidadores de idosos formados pela instituição. A iniciativa teve início em 2006 e hoje possui mais de 2.000 mil currículos à disposição, com o objetivo de atender a necessidade de familiares que precisam de ajuda profissional para cuidar e manter a qualidade de vida dos idosos.

Mais informações podem ser obtidas por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (NEPEM), da FDT, pelos telefones:(92)98844-5609 / 3215-6007/ 3236-9629.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *