Comandante da PM entra com ação de R$ 60 mil após grosseria publicada em Diário Oficial do MP

Grosseria contra comandante da PM publicada no Diário Oficial

Grosseria contra comandante da PM publicada no Diário Oficial do Ministério Público Estadual. Edição foi retirada do site oficial da instituição

Por causa da grosseria publicada no Diário Oficial (Dompe) do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM), onde o comandante da Polícia Militar, David Brandão foi chamado de “coronel Pau Mole”, o oficial entrou com um pedido de indenização por danos morais contra o MP no valor de R$ 60 mil.

A publicação ofensiva ocorreu no dia 4 de junho. Existem uma ação civil e uma representação junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Publicação corrigida

A publicação que continha a ofensa, referente à portaria N° 002/2018, foi retirada do ar no dia seguinte. Brandão é ex-chefe da assessoria militar do MP.

O Ministério Público definiu o erro como de digitação, além de “grosseiro e ofensivo”, e que seria instaurada investigação para apurar responsabilidades.

Citação

A citação “pau mole” foi feita durante publicação que tratava da instauração de inquérito civil, pela Promotoria de Justiça de Japurá, para apurar falta de viaturas no Município.

A portaria, de 24/05, é assinada pelo promotor José Augusto Palheta Taveira Júnior. Ele é respeitado no MPE e até recebeu o título de cidadão uariniense, dia 9/04, pelos serviços prestados à comarca.

Taveira também determina abertura de outro inquérito civil para apurar ausência de delegados, escrivães e investigadores em Japurá.

Veja a nota do MPE-AM:

Nota de Esclarecimento

A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas informa que a portaria N° 002/2018, publicada no Diário Oficial Eletrônico da Instituição (Dompe) no último dia 04 de junho, foi digitada com erro grosseiro e ofensivo quando se refere ao Comandante da Polícia Militar do Amazonas, Coronel David Brandão.

É importante esclarecer que as portarias referentes a procedimentos ou atos das Promotorias de Justiça do interior do Estado e da Capital inseridas no Dompe são enviadas para a Procuradoria-Geral já com o conteúdo editado para publicação.

Assim que o erro foi identificado, a Procuradoria-Geral de Justiça corrigiu a publicação e determinou a apuração do fato, a fim de que tamanha falha seja devidamente responsabilizada.

O Ministério Público do Estado do Amazonas sempre cultivou uma relação harmoniosa com a Polícia Militar do Estado e tem o maior respeito pelo trabalho e conduta ilibada do Coronel David Brandão, que, inclusive, foi Chefe da Assessoria Militar deste órgão ministerial, desempenhando a função por vários anos de forma competente e honrosa.

 

Manaus, 05 de junho de 2018

Procuradoria-Geral de Justiça

 

Veja a grosseria no Dompe:

Grosseria contra comandante da PM publicada no Diário Oficial

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *