Acusado de tentar matar ex-prefeito do interior de RR é preso em Manacapuru

Em Manacapuru, Cezar se passava por pastor evangélico. Antes, ele morou em Humaitá, Apuí, Novo Aripuanã, Lábrea e Tapauá, dificultando a sua localização. Erlon Rodrigues/ PC-AM

O foragido da Justiça de Roraima, Cezar Nildo dos Santos, 44, foi preso pela Polícia Civil do Amazonas nesta terça-feira (19) em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus). A prisão ocorreu em ação conjunta com servidores da Divisão de Inteligência e Capturas (Dicap) de Roraima.

Ele é acusado de estar envolvido na tentativa de homicídio de um ex-prefeito de Caroebe (RR). Segundo o chefe da Dicap, sargento da Polícia Militar Roney Cruz, o crime aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2008, por volta das 7h, na casa da vítima.

Ação integrada

“Na ocasião, o infrator, acompanhado de outro indivíduo, invadiu a residência e efetuou disparos de arma de fogo na vítima, que conseguiu desviar. Em seguida, os infratores empreenderam fuga do lugar”, relatou.

Cezar foi apresentado durante coletiva na sede da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (Derfd). Roney Cruz explicou que o infrator foi detido por equipes da Dicap, Derfd e da DIP de Manacapuru em uma igreja evangélica na na rua Parintins, bairro União, em Manacapuru.

“Na época da tentativa de homicídio, ele foi preso e depois passou a responder pelo crime em liberdade. Em 2010, o infrator cometeu o homicídio de Inácio de Vasconcelos Lima, funcionário da Companhia Energética de Roraima (CER). O delito aconteceu em Caroabe. Durante as investigações em torno do homicídio, verificamos que a arma de fogo utilizada para alvejar a vítima pertencia a Cezar. Nesse processo ele ainda não foi condenado”, relatou o chefe da Dicap.

Apelo da família

O trabalho investigativo realizado pela Dicap foi retomado em 2012, quando familiares das vítimas procuraram os servidores lotados na divisão e pediram que os casos não ficassem impunes.

“O infrator fugiu para o Amazonas, onde percorreu os municípios de Humaitá, Apuí, Novo Aripuanã, Lábrea e Tapauá, até se estabelecer em Manacapuru, onde se passava por pastor evangélico, após montar uma igreja. Solicitamos o apoio da Derfd, que sempre nos apoia com o setor de Inteligência nessas ações”, declarou o sargento Roney Cruz.

Mandados de prisão

Os mandados de prisão preventiva pela tentativa de homicídio e pelo homicídio cometidos por Cezar foram expedidos, respectivamente, em 2008 e 2010, pela Comarca de São Luiz do Anauá.

Após os procedimentos cabíveis na Derfd, Cezar será conduzido a Boa Vista, capital de Roraima, onde irá cumprir pena na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *