30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ponte na rua Cecília Meireles entra em fase de conclusão

Publicado em 18 de junho, 2018

Hoje, prefeito e secretários estiveram no local para verificar o andamento do trabalho, que deve ser todo concluído em até 60 dias. Foto: Alex Pazuello/ Semcom

Importante via de ligação entre os bairros Ponta Negra e Tarumã, na zona Oeste, a rua Cecília Meireles está recebendo uma ponte nova da Prefeitura de Manaus, com um trabalho profundo de vazão e contenção, com a instalação de aduelas, tubos de drenagem (manilha) e rip-rap.

Esta parte do trabalho já está praticamente concluída, garantindo que a água do igarapé, que antes transbordava e deixava moradores e trabalhadores ilhados, agora tenha a vazão correta, como ocorreu nesta segunda-feira (18), quando a chuva registrou 18mm, entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, sem causar transtornos.

Andamento

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar, estiveram no início da tarde acompanhando o andamento da obra.

“Apesar do verão, ontem choveu muito e hoje um pouquinho também. Antigamente, teria alagado e isolado os moradores. Hoje, não. Está muito confortável o nível até onde a água subiu. Com o que já fizemos, já resolvemos o problema das antigas alagações”, afirmou o prefeito.

“Agora nós vamos fazer, do lado de lá, uma parede de rip-rap tão forte quanto a do lado esquerdo (sentido Ponta Negra/Tarumã) e vamos concretar a ponte e recapear toda a extensão da rua Cecília Meireles”, disse o prefeito.

Drenagem

O trabalho de reconstrução de ponte começou com a retirada da antiga estrutura e a implantação de uma nova rede de drenagem, com a instalação de aduelas em concreto, de 3m, sustentadas por uma espessa camada de pedra rachão.

“Nós optamos em fazer a ponte com aduelas, então foi feito o assentamento das aduelas, que é uma solução rápida e eficaz, hoje já estamos na fase das contenções para segurar o aterro. São camadas e camadas de rip-rap, com uma altura significativa para conter o aterro, e isso vai ser feito dos dois lados”, explicou Kelton Aguiar.

Também já foi realizado o trabalho de implantação da tubulação adicional que vai funcionar como auxiliar no escoamento das águas fluviais.

60 dias

Terminado o trabalho de contenção, será feita a terraplanagem para o encabeçamento da ponte e a concretagem. “Nós trabalhamos com um prazo de mais ou menos 60 dias para concluir todo o trabalho, incluindo a pavimentação asfáltica de toda a extensão da rua Cecília Meireles”, concluiu Kelton Aguiar.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.