Investigador acusado de agressão contra advogada em Tefé é afastado das funções

OAB pediu o afastamento do investigador acusado de agressão contra advogada, em Tefé, no mês passado. Foto: Divulgação

O investigador Norton Carvalho de Barcellos, lotado na Delegacia de Tefé (distante 525 quilômetros de Manaus), foi afastado de suas funções e responderá procedimento na Unidade de Apuração de Ilícitos Penais (Uaip).

Ele foi acusado de tirar à força de dentro da delegacia a advogado Jéssika Thays do Nascimento Martins, que o acusa de lesão corporal e abuso de autoridade. O caso ocorreu no último dia 19 de maio e vem sendo acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM).

Afastamento

O delegado geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, por meio de nota, informou que todas as medidas cabíveis em torno deste caso já foram tomadas. Um delegado foi destacado para acompanhar a situação.

A OAB-AM prepara entrar com uma ação de improbidade administrativa contra o policial para que ele seja afastado judicialmente.

Nesta segunda-feira (18), tanto advogados quanto policiais civis fizeram manifesto pacífico na frente da sede da Delegacia Geral em Manaus. Os policiais sustentam que o colega de profissão estava apenas cumprindo a lei.

Os policiais se reuniram no mesmo local que os advogados, com faixas com as expressões “OAB, defesa cega não é defesa” e “Advogados, tuas prerrogativas não anulam as nossas da Polícia Civil”, com apoio do Sindicato dos Policiais Civis do Amazonas (Sinpol). O sindicato também acompanha o desenrolar da ocorrência, com a devida investigação.

Ofensa

Durante o movimento, o presidente Marco Aurélio Choy, explicou que o desagravo público é um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da advocacia, efetivado quando um advogado é ofendido no exercício da profissão ou em razão dela.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *