Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe intervenções artísticas neste sábado

Foto: Divulgação

Neste sábado (16), a partir das 10h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), receberá diversas intervenções artísticas gratuitas em uma Mostra Indígena. Feira de artesanato, espaço gastronômico, apresentação de danças folclóricas e visitação guiada às exposições culturais farão parte da programação. O CCPA está localizado na avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial, zona sul.

De acordo com o diretor dos Centros Culturais da SEC, Francis Madson, a ação é uma forma de integrar diversos grupos étnicos da região. “Esse novo momento tem a ver com a ocupação deste espaço pelos nossos grupos étnicos, através de feiras e palestras, para que estes agentes culturais sejam os reais realizadores das ações. Isso é muito mais do que propormos eventos a eles, é darmos a oportunidade deles criarem suas intervenções”, afirma.

A ação contará com a participação de expositores da Coordenação dos Povos Indígenas (Copime), Parque das Tribos e Fundação Estadual do Índio (FEI). O diretor conta ainda que a ação deste sábado acontecerá de forma conjunta com as atrações já existentes no espaço, como o Museu do Homem do Norte, as Bibliotecas Mario Ypiranga e Arthur Reis; e as ambientações regionais, como a Casa da Farinha, da Mandioca e Tapiri da Borracha.

“Queremos que os grupos étnicos estejam cada vez mais próximos deste local, que foi criado para os povos da Amazônia. Além disso, é um momento de ressignificação do espaço. Essa programação, interligada a todas as outras exposições, museus e acervos que já existem lá, é uma forma de dar mais significado ao local”.

Ações em 2018 – Até o fim do ano várias intervenções serão realizadas no espaço. A primeira delas acontece já neste sábado com o grafiteiro Lobão, que realizará uma pintura na caixa d’água do local como um marco simbólico da nova fase do CCPA. Madson ressalta que o grupo planeja uma programação variada até o final de 2018.

“Estamos planejando também uma colônia de férias para  as duas primeiras semanas do mês de julho e até uma caminhada do CCPA, para abrir o espaço para as pessoas que desejam fazer corrida, atividades físicas e agregar a visitação turística a tudo isso”.

Serviço: Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe intervenções artísticas neste sábado

Data: Sábado, 16 de junho, a partir das 10h

Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial

Entrada: Gratuita

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *