Professores e servidores da Semed protestam por reajuste salarial. Secretaria afirma que está analisando as reivindicações

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (13), teve início a manifestação dos professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Eles reivindicam entre outras coisas, o reajuste salarial de 15%.

Professores, técnicos administrativos e merendeiras estão pressionando o prefeito a pagar um reajuste e com ganho real. Essa manifestação foi convocada e está sendo realizada em frente da Semed, desde às 8h.

Foto: Divulgação

Seguem as reivindicações:

– Reajuste de 15% pra todos os trabalhadores da educação.
– Reajuste 100% no vale-alimentação; no auxílio localidade e na FEM( profs. que trabalham com Educação Especial).
– Manausmed: fortalecimento e ampliação.
– FUNDEB: rateio e prestação de contas.
– Concurso público para merendeiras, serviços gerais, técnicos administrativos e professores
– Incorporação da prática docente no vencimento.
– Fim dos prédios alugados e construção de escolas e creches.
– Plano de segurança para escolas e creches.
– Revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Revisão da progressão horizontal e vertical para todos os trabalhadores.
– Unificar data base com a Seduc (1° de março).
– Regulamentação dos atuais contratos para merendeiros e serviços gerais.
– Pagamento integral de auxílio-alimentação e transporte a professores com 40hs e carga dobrada.
– Respeito e cumprimento do HTP para professores de 1° ao 5° ano.
– Eleição direta para gestores.

O Portal do Marcos Santos entrou em contato com a assessoria da Semed que enviou uma nota informando que está aberta ao diálogo com a categoria, como sempre esteve ao longo dos últimos anos. Esta semana, inclusive, a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, esteve reunida, na segunda-feira, 11/6, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e ontem, terça-feira, 12/6, com representantes do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom-Sindical), para tratar das reivindicações já apresentadas.

Segue nota na íntegra

É importante ressaltar que a Semed, seguindo determinação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vem desenvolvendo uma política de valorização dos profissionais ao longo dos últimos anos. De 2013 a 2016, foram concedidos reajustes salariais de mais de 44%, além de aumento nos vales alimentação e transporte. No final de 2017, foi aprovado o reajuste da data-base 2017/2018 de 7,57%, sendo pagos 4,57% em janeiro e 3% em maio.
Também no final de 2017 a prática docente passou a ser de 15%, beneficiando  mais de seis mil professores que atuam exclusivamente em sala da aula.  A Prefeitura de Manaus concedeu, ainda no ano passado, mais de 9 mil progressões por tempo de serviço e titularidade para professores e servidores administrativos da Semed. Atualmente, a Semed está analisando as reivindicações apresentadas e estudando o impacto orçamentário dos pleitos solicitados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *