Nova ponte na avenida Brasil entra na fase de concretagem

Foto: Divulgação

A ponte em concreto armado em implantação na avenida Brasil, zona Oeste, uma das vias mais movimentadas de Manaus, começou a ganhar uma nova estrutura por parte da equipe de obras da Prefeitura de Manaus. O tabuleiro da ponte — parte suspensa por onde os carros trafegam — recebeu, nesta terça-feira (13), a concretagem em toda sua estrutura.

Neste ponto do serviço, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), 65 metros cúbicos de concreto puro foram derramados no tabuleiro de estrutura metálica para a finalização da obra e dando forma a nova ponte. Todos os processos fundamentais, que vão servir de base para a construção já foram implantados, sendo as vigas metálicas e a montagem da fôrma armada com mais de oito mil quilos de metais entrelaçados.

O secretário de Infraestrutura, Kelton Aguiar, explicou que o serviço é feito, conforme planejamento da secretaria de obras, na substituição de pontes antigas, por equipamentos mais modernos e estruturados em concreto armado. “Estamos trabalhando de forma célere, nas substituições de pontes antigas. Essa é a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, pois a via precisa ser liberada para o tráfego”, enfatizou Aguiar.

E ainda segundo o secretário da pasta, com 19.300 quilos de vigas de sustentação, a instalação da rede metálica e o concreto na laje da ponte, a obra vai passar pela fase de “cura do concreto”, em que é esperado um prazo técnico estipulado para os materiais se consolidarem entre si. Desta forma, a obra ganha 30% a mais de resistência e evita problemas como rachaduras e trincas.

“A qualidade do projeto tem sido nossa prioridade desde o começo da obra e vamos repetir os exemplos das pontes da avenida Lóris Cordovil e Professor Nilton Lins”, concluiu.

A partir da secagem do tabuleiro da ponte, a pavimentação do solo é feita, e o Instituto Municipal de Engenharia e fiscalização de Trânsito  (Manaustrans) começa a fazer o trabalho de sinalização. A estimativa de entrega e liberação do equipamento está prevista para a primeira quinzena do próximo mês de julho.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *