‘Teatro e Dança, Arte e Vida’ leva cultura de Pernambuco ao Largo São Sebastião

Foto: Divulgação

A cultura pernambucana vai se fazer presente no Centro Histórico de Manaus entre os dias 18 e 24 de junho. É que, nesse período, desembarca na capital amazonense o projeto “Teatro e Dança, Arte e Vida”, que reúne oficinas, palestra, shows musicais e até um concurso de forró. Tudo isso gratuitamente, no Largo Sebastião, sempre das 17h às 23h.

“A ideia é fomentar e promover a cultura pernambucana em outros estados do Brasil, junto a espetáculos locais de boa qualidade artística, gerando intercâmbio cultural”, explica a diretora executiva do projeto, Rosana Almeida.  O projeto tem apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, é realizado pela OMF Serviços e Produções Culturais e conta ainda com apoio e patrocínio do Atacadão, entre outros parceiros.

Foto: Divulgação

Oficinas

Serão cinco dias de oficinas na capital amazonense, entre os dias 18 e 22 de junho.

Com mais de 20 anos de atuação na área, a artesã Ray Paiva ministrará uma oficina de artesanato de bonecas com detalhes em renda, com o objetivo de promover o empreendedorismo e a sustentabilidade dentro da realidade local.

Já o ator e professor de teatro amazonense Paulo Queiroz fará um workshop de comédia, incentivando a formação de novos profissionais no cenário artístico do Amazonas. Quem quiser aprender a dançar forró também terá a chance de participar de uma oficina, no caso, a ministrada pelo professor Denys Cauper. A ideia é brincar e aproximar os alunos e futuros dançarinos interessados a conhecer e aprender mais sobre essa dança popular brasileira de origem nordestina.

Cada uma das oficinas tem 20 vagas.

Foto: Divulgação

Apresentações

Além das oficinas, o público vai poder conferir uma série de espetáculos, todos realizados com incentivo da Lei Rouanet:

  • O Forró da Boneca, que utiliza uma boneca de pano para dançar um dos ritmos mais conhecidos do Nordeste. Essa tradicional dança é apresentada pela Companhia Valdeck Farias, que conta com títulos em concursos dos programas Domingão do Faustão e Eliana;
  • O show da dragqueenVagieneCokeluche, pioneira no segmento em Pernambuco;
  • A apresentação “Quando os Brinquedos Fazem a Festa”, que mostrará uma interação lúdica por parte de um grupo de seis dançarinos do grupo KirAr, especialista em acrobacias aéreas com tecido;
  • “Filó – A básica,TôAtacadona”, que traz como estrela ator Paulo Queiroz na pele de uma mulher da sociedade e dona de casa;
  • O espetáculo “Do Norte For All”, que será criado a partir das oficinas de forró realizadas no evento, com participação dos próprios alunos;
  • “Bilhete Premiado”, apresentação dos alunos das oficinas de teatro que aconteceram no evento.

O projeto também terá a comercialização dos produtos confeccionados durante a oficina de artesanato da professora Ray Paiva. “Os itens serão vendidos a preços populares, visando gerar sustentabilidade e experiência comercial aos participantes da oficina”

Foto: Divulgação

Concurso de forró

No penúltimo dia de evento (23 de junho, às 20h), acontecerá um concurso de forró, que vai premiar o casal vencedor com passagens para Porto de Galinhas, em Pernambuco.

As inscrições poderão ser feitas no site www.teatroedanca.com.br, a partir do dia 11 de junho, e também no local do evento,das 15 até 18hsno dia do concurso.

Para participar, os interessados devem ter acima de 18 anos. É obrigatória também a apresentação de coreografias inéditas e traje matuto. Cada casal terá até cinco minutos para a performance.

Palestra

O empoderamento feminino será tema de uma palestra que ocorre no dia 24, também no Largo São Sebastião, às 17h30. Intitulada “O Empoderamento Feminino e os Processos de Autonomia e Emancipação no Século XXI”, o encontro será comandado pela pesquisadora Annie Martins.

Na palestra, Martins iniciará uma troca de experiências sobre opressão, espaço de fala da mulher e os processos de emancipação.

“O objetivo é dar motivação profissional às mulheres participantes das oficinas (público-alvo)”, explica

Ações promocionais

Uma amostra do projeto e da intenção de integrar as culturas pernambucana e amazonense poderá ser vista pelo público nas lojas Atacadão, centros de convivência, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e no próprio Largo de São Sebastião, onde acontece o evento: entre os dias 13 e 16 e 22 e 24 de junho, esses locais recebem ações promocionais de divulgação do evento, com a participação de dois personagens bem conhecidos dos folclores de Pernambuco e do Amazonas – Mateus e Mãe Catirina, respectivamente.

Sobre o “Teatro e Dança, Arte e Vida”

O projeto é realizado pela OMF Serviços e Produções Culturais tem o objetivode promover a cultura e torná-la um bem comum a todos os seus participantes, além de realizar intercâmbios entre a arte de Pernambuco e outras manifestações ao redor do Brasil.

Contemplado pelo Ministério da Cultura, o “Teatro e Dança, Arte e Vida”, quer mostrar que a cultura pode ser promovida por meio da utilização de incentivos fiscais e a importância de direcionar uma fatia do orçamento cultural do país a espetáculos de boa qualidade artística.

O evento conta ainda com apoio e patrocínio do Atacadão.

Serviço: 

 

Oficinas

 

Local: Centro Estadual de Convivência Maria Miranda Leão

 

Dias 18 e 22 de junho

 

Teatro – Paulo Queiroz

Dança –  Denys Cauper

 

Artesanato –  Ray Paiva 

 

 

Palestra:

Dia 24 (Domingo) 

17h30 – O empoderamento feminino e os processos de autonomia e emancipação no século XXI – Largo São Sebastião

Palestrante: Annie Martins

 

 

Programação artística

Dia 23 de junho (Sábado) – Largo São Sebastião

18h – Espetáculo de dança “Do Norte For All”

19h – Espetáculo teatral “Bilhete Premiado”

20h – Concurso de Forró

20h30 – Espetáculo com VagieneCokeluche

21h – Espetáculo de dança “Forró da Boneca” com grupo Valdeck Farias

Dia 24 de junho (domingo) – Largo São Sebastião

17h30 – Palestra sobre empoderamento feminino com Annie Martins

19h30 – Espetáculo de dança “Forró da Boneca” com grupo Valdeck Farias

20h – Espetáculo de dança “Quando os Brinquedos Fazem a Festa” com grupo KirAr

20h30 – Espetáculo teatral “Tô Atacadona”

21h – Espetáculo com VagieneCokeluche

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *