Com armamento capaz de derrubar avião, homem ligado ao Comando Vermelho é preso

Alex Bruno foi detido em flagrante com 87 munições de metralhadora calibre .30. Fotos: Lana Honorato

Alex Bruno Soares Lopes, 27, natural do estado do Pará, foi preso em flagrante com 87 munições de metralhadora calibre ponto 30, armamento com capacidade para derrubar aviões.

Ele foi detido durante ação da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que prendeu ainda mais uma mulher. Ambos são suspeitos de fazer parte de uma quadrilha responsável pelo tráfico interestadual de drogas a partir de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

Lisania Izidoro Figueiredo, 30, natural de Amaturá (a 1.105 quilômetros da capital), foi detida no interior. A prisão deles é desdobramento da Operação Banzeiro, que há dois meses desarticulou uma quadrilha que fazia o transporte e comercialização de entorpecentes para Manaus e outros estados brasileiros.

Grande quantias

“Eles faziam o transporte de vultosas quantidades de drogas da tríplice fronteira até Manaus e depois para o Pará, tendo como destino consecutivamente outros estados brasileiros da região Nordeste”, afirmou o delegado Denis Pinho, coordenador de Operações da Seai.

Alex foi preso na tarde desta sexta-feira (8) em uma empresa onde trabalhava como eletricista na avenida Torquato Tapajós, no bairro Santa Etelvina, zona norte da capital amazonense. Lisania foi detida em Tabatinga no dia 9 de abril. A prisão não havia sido divulgada para não comprometer as investigações.

Munições

Alex era responsável por guardar as munições e os armamentos da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que tem à frente o traficante Gelson Carnaúba, o Mano G, e responderá pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse e porte de ilegal de munição e arma de fogo.

“No dia da operação, quando os policiais chegaram a casa dele no bairro Monte das Oliveiras, Alex conseguiu fugir pelos fundos, deixando a metralhadora para trás. Ele já trabalhava nesta empresa, mas ficou sumido por um bom tempo, mudou de endereço, até que voltou ao trabalho. Ontem os policiais da Seai cumpriram o mandado de prisão preventiva e recuperaram as munições”, afirmou o delegado.

Organizações

O coordenador de Operações da Seai destacou o trabalho para desarticulação das organizações criminosas. “A polícia segue atuando firmemente para combater essas organizações e evitar que crimes como este venham a enraizar no estado do Amazonas”, disse Denis Pinho.

A metralhadora apreendida em abril tem elevado poder de fogo, com capacidade para disparar de 400 a 600 tiros por minuto e alcance de quase 1,5km.

Lavando dinheiro

Lisania, que está presa em Tabatinga, responderá pelos crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.

“No grupo, ela tinha a função de atuar na lavagem de dinheiro, cedendo as contas bancárias. Conseguimos efetuar a prisão temporária dela, que foi convertida em prisão preventiva”, destacou o delegado da Seai.

Quadrilha

No dia 5 de abril deste ano, 13 integrantes da organização criminosa foram presos em diversas zonas de Manaus, sendo duas prisões efetuadas em presídios. O montante de R$ 2,2 milhões em bens e dinheiro depositados em contas foi bloqueado, à época.

Na ocasião, os policiais também apreenderam dois revólveres calibre 38, uma pistola 380 com numeração raspada, um rifle calibre 44, diversas munições, além de uma metralhadora ponto 30 – armamento de guerra utilizado para abater aeronaves e de uso restrito das Forças Armadas.

Da quadrilha, a ação policial já havia apreendido um veículo Fiat Punto, uma picape Chevrolet S10, uma Chevrolet Montana, uma lancha com motor 200HP, além de outros veículos, embarcações, quatro motocicletas e a quantia de R$ 25 mil em espécie.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *