É hoje: Exposição ‘Mawe’ é lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Casarão de “Idéias” , na Rua Barroso, 279, Centro – abre as portas para a exposição fotográfica “Mawe”, de Marcos Amend. O lançamento será às 19h e contará ainda com a exibição dos curtas. O acesso é gratuito.

Marcos Amend ministrará a palestra “Prazeres e desafios da Fotografia de Natureza no Brasil”, a partir das 20h. O fotógrafo falará sobre a experiência de reunir as imagens dentro da temática, além do processo de captação e criação.

Segundo o artista, a exposição oferece uma experiência sensorial que ultrapassa os limites do olhar, possibilitando a interação do espectador para vivenciar a arte por meio das fotografias de Natureza.

Natural de Curitiba, Marcos Amend alia o talento fotográfico à conservação do meio ambiente. Em busca de registrar belas imagens e promover a proteção de ambientes naturais, percorreu os cantos mais remotos do Brasil e do mundo.

Ele viveu por quase dois anos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas, onde iniciou seu trabalho de registro das paisagens e culturas amazônicas. Atualmente, Amend colabora com livros, revistas e bancos de imagens, além de realizar expedições, cursos e workshops de fotografia outdoor ao redor do mundo.

Curtas

Os três curtas, que serão exibidos na noite de terça-feira, trazem abordagens diferentes sobre preservação. Após a mostra na sala de cinema, o público vai ter a oportunidade de conversar com os três diretores sobre o trabalho audiovisual, a escolha dos roteiros e sobre os desafios propostos.

“H2O” é uma produção amazonense independente que tem como temática o desperdício do mais essencial ingrediente da vida do nosso planeta: a água. Através da visão idílica de um homem, o diretor Moacyr Massulo leva os expectadores à reflexão. O desperdício da água leva o personagem a um estado em que a temática começa a interferir nos sonhos e na própria realidade dele.

“Anavilhanas” é um documentário de Carolina Fernandes que traz um olhar sob a perspectiva audiovisual do Parque Nacional de Anavilhanas. Na localidade, o rio Negro apresenta um cenário singular que oferece inúmeras possibilidades de sensações, experiências e aprendizagem, em um labirinto de ilhas e águas negras espelhadas. O cenário peculiar se transforma com a variação do nível do rio, em um convite a desafiar nossos limites e ampliar nossa visão de mundo.

“Inteligêncica é fundamental” é um documentário experimental sobre a dificuldade em obter água para consumo no bairro Cidade Alta, que fica na Zona Leste de Manaus. A comunidade está localizada nas proximidades do maior rio do mundo em volume e extensão, o Rio Amazonas. A diretora Michele Andrews recebeu o prêmio Curta 4, em 2008.

Serviço

O QUE É: Exposição Mawe, de Marcos Amend
QUANDO: Terça-feira, 5 de junho, 19h
ONDE: Casarão de Idéias – Rua Barroso, 279, Centro
QUANTO: Gratuito
INFORMAÇÕES: 99152-0962

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *