Eletrobras flagra fábrica de resíduos plásticos e empresa de reciclagem com “gato”

Nas duas empresas, que já tinham fornecimento suspenso, Eletrobras fez nova fiscalização. Fotos: Divulgação

A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou ação de fiscalização visando combater e coibir a prática de furto de energia. Os estabelecimentos flagrados foram uma fábrica de resíduos plásticos, localizada na rua Coronel Conrado, bairro Petrópolis, zona Sul e uma empresa de reciclagem localizada na avenida Autaz Mirim, bairro Armando Mendes, zona Leste de Manaus.

A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) e perícia do Instituto de Criminalística (IC).

Ligações clandestinas

Os dois empreendimentos estavam auto religados, tiveram anteriormente o fornecimento de energia suspenso. No ato da inspeção foram constatadas ligações clandestinas por meio de um ramal trifásico na rede de baixa tensão da Distribuidora, sem nenhum tipo de medição nos dois estabelecimentos.

A ligações clandestinas foram retiradas de imediato e foram adotados os procedimentos de recuperação de energia. Os responsáveis pelos estabelecimentos não foram encontrados nos locais, entretanto, a notificação foi entregue pela autoridade policial a funcionários dos responsáveis, para que o mesmo preste esclarecimento pelo ato ilícito. Os prejuízos causados à Distribuidora e à sociedade foram de R$ 128.843,35.

Crime

A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *