Dono de animais abandonados em casa de luxo é condenado pela Justiça do AM

Foto: Divulgação

Após dois anos saiu o resultado do julgamento de dois cachorros encontrados agonizando sob sol e chuva, sem comida e água resgatados no bairro Parque Dez de novembro, zona Centro-Sul de Manaus . Na manhã desta terça-feira (21) o dono dos animais foi condenado pela Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (VEMAQA), situada no Fórum Henoch Reis, a prestar 10 meses de serviços comunitários e curso de reciclagem ambiental.

Joana D’arc, vereadora conhecida como protetora dos animais (PR), fez o resgate do animal bem antes de exercer o cargo político e acompanhou o caso na justiça. Ela aponta que a sentença é um “pontapé ” inicial da justiça nesses casos se maus-tratos.

“Acabei de sair da audiência e a felicidade é que quase depois de dois anos conseguimos que os donos desses animais fossem responsabilizados. Vale a pena denunciar e levar até o fim. Infelizmente nossas leis são leves, mas já são um progresso” , observou a vereadora.

Vanessa Menezes uma das voluntárias da ONG de Proteção de Adoção e Tratamento Animal (PATA) participou do resgate e acompanhou o tratamento dos dois animais. “Ainda que tenhamos um resultado tardio, isso simboliza que situações de maus-tratos como esta não se repita. Isso demonstra que denúncias devem ser feitas e acompanhadas”, relatou Vanessa.

Como denunciar

Para quem quiser denunciar casos de agressão à animais pode dirigir-se a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) com o titular Abrahão Serrya, situada na rua Mozart Guarnieri, bairro Parque Dez de Novembro, ou pelo telefone (92) 3239-3870

 

Lobo Guará e Maria

No dia 2 de janeiro de 2016 a representante da ONG PATA Joana D’arc resgatou dois animais após receber denúncias por meio das redes sociais. Em uma residência de luxo no bairro Parque 10 de novembro, Zona Centro-Sul de Manaus , dois cachorros de idade agonizavam de fome, sede e a mercê de sol e chuva.

Na época do ocorrido a vereadora Joana D’arc protetora dos animais (PR), entrou na residência para resgatar os animais. Chegando na clínica veterinária foi constatado que o macho de 15 anos de nome Lobo Guará estava com doença do carrapato (erliquiose) em estado avançado, anemia, glicose baixa e bastante debilitado. Já a cadela de três anos Maria, estava sem comida e água há dias.

Os tratamentos na clínica continuaram, mas Guará não resistiu e veio a falecer depois de cinco dias. Já Maria foi castrada, vacinada, vermifugada e adotada depois de algumas semanas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *