História, arte e costumes da região Amazônica ganham destaque na exposição ‘Cultura Lugar de Todos’

A exposição traz as diversas vertentes da cultura da região Amazônica e que estão relacionadas ao conhecimento, à arte, às crenças, à lei, aos costumes, hábitos e tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Foto: Divulgação SEC

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, inaugura neste sábado (19/05), às 13h, a exposição “Cultura lugar de todos”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, situado na avenida Silves, Nº 2.222, Distrito Industrial 1, antiga Bola da Suframa, zona sul . O acesso é gratuito.

A exposição traz as diversas vertentes da cultura da região Amazônica e que estão relacionadas ao conhecimento, à arte, às crenças, à lei, aos costumes, hábitos e tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana.

Fantasias carnavalescas. Foto: Divulgação

O visitante poderá conhecer as quatro sessões que compõe a mostra. Na primeira, “Meios de Transporte na Amazônia”, são expostas a canoa e o barco regional, popularmente conhecido como “recreio”, evoluindo para o bonde elétrico e a charrete – símbolos do período da Belle Époque. Em seguida, vem a sessão “Arte Plumária”, na qual é representada a confecção das peças em plumaria feita pelos homens, e que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte e amarração da matéria-prima.

A terceira sessão, “Artesanato”, contempla a arte e o imaginário dos índios Tikuna, os quais produzem uma variada gama de peças de vestuário e painéis – em tururi, além de cestas, redes, peneiras, abanos, xotós e tupés. Ainda nesta sessão, são destacadas a Arte Popular, por meio de objetos de argila, papel e madeira, confeccionados pelos artistas Renato De Gasperi, Ramon de Jesus Maldonado Días, Marcelino Borges e Crâmio Nunes; e também a Cerâmica, com peças de etnias como Yudjá, Parakanã e Karajá.

O visitante poderá conhecer as quatro sessões que compõe a mostra. Foto: Divulgação

Homenageando a atriz Ednelza Sahdo, a quarta sessão, “Fantasias de Carnaval”, traz a história da atriz, diretora, produtora e professora de teatro, que por vinte e seis anos defendeu as cores verde e branco do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, a frente do quesito Porta-Bandeira, e que em 2014 foi homenageada pelo Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família.

O público poderá conferir ainda algumas das máscaras carnavalescas utilizadas em edições dos Concursos de Fantasias (adulto e infantil), que aconteceram no Largo de São Sebastião; a exposição dos Bonecos Mamulengos que fazem parte da história do carnaval de rua da Banda Independente Confraria do Armando (BICA); e a cultura popular também representada pelas brincadeiras das pipas ou “papagaios”, comumente apreciados na cidade de Manaus.

A exposição dos Bonecos Mamulengos que fazem parte da história do carnaval de rua da Banda Independente Confraria do Armando (BICA)Foto: Divulgação

A exposição ficará aberta para visitação de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados das 13h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.

Serviço: Inauguração da Exposição “Cultura Lugar de Todos”

Data/hora: Sábado, 19 de maio de 2018, às 13h

Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, nº 2.222, Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa)

Acesso: Gratuito

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *