UnATI oferece teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, nesta quinta

Universidade Aberta da Terceira Idade. Foto: Divulgação

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza nesta quinta-feira (17), das 8h às 12h, atendimento gratuito de testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, em parceria com a equipe da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). A ação ocorrerá na sede da universidade, localizada na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus (ao lado do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou).

Os serviços serão oferecidos para pessoas a partir de 12 anos de idade e incluem: testagem rápida de HIV, hepatite B e c e Sífilis; acompanhamento psicológico; orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Além de oferecer os serviços de testagens e acompanhamento psicológico, a ação tem como objetivo também conscientizar o público da terceira idade para uma vida sexual saudável e protegida de doenças sexualmente transmissíveis.

Dados 

Conforme o Boletim Epidemiológico HIV/Aids, do Ministério da Saúde (MS), o Amazonas registrou 1.227 novos casos de HIV e 299 óbitos, em 2016. O estado tem apresentado taxas de detecção superior à média nacional, desde 2006. O maior pico foi em 2013, quando a taxa se situou em 37,4 casos por 100 mil habitantes, 83% maior que a média nacional, que é de 20,4 casos. Em 2016, a taxa ficou em 31,2 casos por 100 mil habitantes.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *