São Gabriel da Cachoeira decreta situação de emergência com milhares de casos de malária

Situação de emergência foi decretada pelo período de 180 dias. Cidade já registra mais de 5 mil casos da doença. Foto: Arquivo

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira (distante 851 quilômetros de Manaus) decretou situação de emergência diante da epidemia de malária na cidade, que registra mais de 5 mil casos.

O município formou duas comissões para elaborar um plano de ação para frear o avanço da doença. Representantes da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) visitaram a cidade para acompanhar e instruir práticas para conter o surto.

A situação de emergência foi decretada pelo período de 180 dias. De acordo com dados repassados pela secretaria de saúde da cidade, foram 5.497, isso significa um aumento de 900% em relação ao mesmo período do ano passado.

Janeiro

Em janeiro foram registrados 1.649 casos, em fevereiro foram 1.390, em março mais 1.522 casos e em abril 932 casos de malária.

O plano de trabalho das comissões foi apresentado à população no fim da tarde desta segunda-feira (15). Instituições públicas e privadas participaram da reunião e foi solicitada a participação no auxílio ao combate da doença.

Segundo o decreto de 2 de maio de 2018, foram criadas as Comissões Técnica de Compras e Recursos Humanos e a de Análise de Dados Epidemológicos da Malária.

A primeira deve propor a contratação temporária de profissionais, a aquisição de bens e contratação de serviços necessários à atuação na situação de anormalidade.

Plano de emergência

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deve articular medidas junto às esferas federal e estadual para atender a situação de emergência. Além de adotar meios necessários para implantação do Plano Emergencial de Resposta e Combate à Malária.

Já os componentes da comissão Análise de Dados Epidemológicos da Malária vão planejar, organizar, coordenar e controlar medidas a serem empregadas no Plano Emergencial de Resposta e Combate à Malária.

Também será produzido material de divulgação à população sobre as informações necessárias de combate, sintomas, controle e do resultado das ações contra a epidemia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *