Fiscalização “Carga Pesada” multa 9 veículos na Mário Ypiranga Monteiro

Operação Carga Pesada autua veículos em Manaus

Veículos que foram autuados estavam circulando na Zona Máxima de Restrição de Circulação, que incluí avenidas de grande fluxo da capital. Foto: Altemar Alcântara / Semcom

Dezesseis veículos foram abordados e nove autuados nesta quarta-feira (2), durante a Operação Carga Pesada, realizada Prefeitura de Manaus, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul.

A ação foi executada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), a fim de proporcionar trânsito mais seguro e com maior fluidez nas vias da cidade.

Autuados

Os veículos foram autuados por circular na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC) que inclui, além da Mário Ypiranga, as avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Maceió, Umberto Calderaro e trechos de mais dez ruas do Centro da cidade.

De acordo com as regras da Prefeitura de Manaus, os veículos com até oito toneladas podem circular das 6h às 9h. Já os caminhões com até 16 toneladas podem circular das 9h às 20h.

De acordo com o chefe de Fiscalização do Manaustrans, Daniel Carvalho, a operação tem o objetivo de coibir a circulação de veículos pesados em horários não permitidos. “Os veículos que transitam em horários proibidos são autuados e seus condutores orientados a obedecer a sinalização de restrição”, orientou Carvalho.

Ação diária

A operação, que é realizada diariamente pelo Manaustrans nas vias incluídas na ZMRC, contou, hoje, com o apoio do Núcleo Especial de Operações de Trânsito (NEOT) do Detran-AM. Durante a fiscalização, um condutor se recusou a entregar a documentação de porte obrigatório para os agentes do Manaustrans, e o Detran foi acionado, notificando o mesmo pela recusa da entrega da habilitação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

No ano passado, 279 veículos foram autuados por circular nas ZMRC.  Neste ano, 40 já descumpriram a sinalização.

Autorização especial

A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego.

As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do Manaustrans, avenida Urucará, 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h. Os argumentos apresentados serão analisados pela diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *