Amazonas conquista bicampeonato pela etapa regional de Judô

Foto: Divulgação

Com 63 medalhas, Amazonas conquista o primeiro lugar entre os sete Estados que participaram do Campeonato Brasileiro de Judô – Região I. Durante três dias, a Arena Amadeu Teixeira, na zona Centro-Sul, respirou garra, força e superação. Mais de 500 atletas lutaram pelo pódio durante a etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô, que sexta a domingo, 27 a 29.

O Amazonas conquistou pela segunda vez seguida o maior número de medalhas entre as categorias masculino e feminino. Embora a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) premie apenas os melhores Estados por naipe, o Amazonas conquistou a melhor classificação geral com 16 medalhas de ouro, 18 de prata e 29 de bronze. Já em cada categoria, Amapá foi o campeão pelo feminino por conquistar mais ouros, nove no total. E Piauí foi o campeão pelo masculino com 10 medalhas douradas.

“O nosso papel, enquanto município, é apoiar todo evento que venha nos ajudar a revelar novos talentos para o esporte amazonense. O prefeito Arthur Virgílio Neto, com toda sua bagagem desportiva, tem nos recomendado a apoiar grandes eventos como esse, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Judô, e nos presenteou com um belo evento com suporte e estrutura para que os atletas desenvolvessem o que têm de melhor”, destacou o secretário da Semjel, João Carlos.

Toda competitividade e esforço dos lutadores têm explicação. Os melhores colocados de cada categoria pontuarão no ranking geral da CBJ, e poderão se classificar para a etapa nacional do campeonato brasileiro de Judô e representar o país em torneios internacionais.

O Campeonato Brasileiro – Região 1 reuniu atletas das categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sênior de sete Estados do Brasil: Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.

O diretor técnico da Federação de Judô do Amazonas (Fejama), David Azevedo, destacou a participação do Amazonas no certame. “Estamos muito felizes pelo bicampeonato conquistado pelos nossos atletas na classificação geral. Infelizmente não conquistamos o ouro com alguns atletas e isso nos prejudicou na classificação de cada naipe. Pretendemos melhorar mais para o ano que vem para classificar mais atletas e conquistar os títulos pelas categorias também”, disse.

Adriano Lucena, de 12 anos, que veio de Roraima para participar da seletiva, ganhou a medalha de vice-campeão na categoria sub-13. O jovem se sente orgulhoso pela conquista. “Foram meses de treinamento para que eu pudesse alcançar o título e eu estou muito feliz em levar essa medalha para casa. Vou seguir com os treinamentos para, quem sabe no futuro, conseguir o primeiro lugar no pódio”, enfatizou.

A competição teve apoio da Prefeitura de Manaus, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e foi realizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em parceria com a Federação de Judô Amazonense (Fejama).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *