Centro Cultural Povos da Amazônia abrirá todos os dias a partir deste sábado

Centro Cultural Povos da Amazônia

O espaço agora também estará de portas abertas aos sábados, das 13h às 20h; e aos domingos, de 9h até 13h. Foto: Aguilar Abecassis/Secom

A partir deste sábado (28/4), o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), abrirá diariamente para visitação gratuita. Além de funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h até 17h, o local estará de portas abertas aos sábados, das 13h às 20h; e aos domingos, de 9h até 13h. O espaço também receberá o Supercampeonato Amazonense de Beach Soccer, a partir de 1º de maio.

Com os novos horários, a SEC pretende potencializar as atividades realizadas no centro cultural. “O CCPA é um espaço multifacetado, que recebe pessoas de todos os lugares do mundo. Queremos oferecer mais opções de horários para as pessoas, até porque este é o espaço da SEC que mais recebe visitantes após o Teatro Amazonas”, destaca Taciano Soares, diretor dos Centros Culturais da SEC.

Taciano afirma, ainda, que o número de visitantes no CCPA cresceu 52% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. “A gente pretende manter esse alto índice de visitação através dessa abertura nos finais de semana. Acreditamos que nesse período as pessoas têm mais tempo para visitar e conhecer os patrimônios que fazem parte da nossa identidade”, disse.

o número de visitantes no CCPA cresceu 52% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. Foto: Aguilar Abecassis/Secom

Conheça o CCPA

O Centro Cultural Povos da Amazônia abriga diversas exposições que mostram a realidade e cultura amazônica. Entre eles, Espaço Rio Amazonas, exposição “Bestiarii Venatio Animalia”, Museu do Homem do Norte, Bibliotecas Mario Ypiranga e Arthur Reis, Casa do Caboclo, Xapono Yanomami, Casa da Farinha, Tapiri de Defumação da Borracha e Tapiri do Seringueiro. No Cine Silvino Santos, criado em homenagem ao famoso fotógrafo, são transmitidos filmes e documentários sobre a região Norte.

Oito guias turísticos apresentam o espaço em línguas como o português, espanhol, inglês e libras, e a visita guiada tem um tempo médio de 1h45.

Beach Soccer

A partir do dia 1º de maio, o CCPA receberá o Supercampeonato Amazonense de Beach Soccer, realizado pela Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e com o apoio da Federação Amazonense de Futebol de Areia (Fafa).

A abertura do evento contará com uma partida entre a seleção amazonense e a seleção brasileira máster da modalidade, às 19h. Ao todo, 48 equipes na categoria principal de beach soccer serão divididas em oito grupos, com seis equipes cada. Os dois melhores de cada grupo estarão classificados para a etapa final da competição.

Um campeonato de futevôlei, com 16 duplas na categoria principal e 48 duplas na categoria iniciante também será realizado. As duas equipes campeãs do Supercampeonato enfrentarão dois times do Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de junho.

Os confrontos de beach soccer serão sempre entre às 18h e às 22h durante a semana e no final de semana a partir das 15h. As competições futevôlei serão apenas aos finais de semana, pela manhã. O Supercampeonato de Beach Soccer encerra no dia 7 de junho.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *