
Em três supermercados, incluindo o DB no Santo Antônio, fiscais encontraram produtos sem validade e impróprios para consumo. Foto: Divulgação
Mais três supermercados em três zonas da cidade foram autuados pela fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) nesta segunda-feira (23), por irregularidades diversas.
No Super Ximango na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste da capital, as equipes apreenderam 8,5 quilos de carne suína com prazo de validade vencido, além de 1.140 ovos sem identificação de procedência e de validade, e mais de 30 itens impróprios para o consumo.
No supermercado Duneto, na rua Celso Machado, bairro Flores, zona Centro-Sul, os fiscais identificaram mais de 8 kg de queijos e miúdos bovinos também sem identificação de procedência e validade, e outros 26 itens inadequados para o consumo.
A operação foi encerrada após a visita a uma das lojas do DB, na avenida Padre Agostinho Caballero, bairro Santo Antônio, zona Oeste. A fiscalização, neste estabelecimento em especial, atendeu à denúncia registrada por consumidores junto ao Procon-AM.
Lá foram recolhidos mais de 400 ovos sem identificação de procedência e de validade, 9 kg de cortes de frango fracionados pelo estabelecimento e diversas bandejas de laticínios e carnes vencidos ou impróprios para o consumo humano.
Todos os produtos apreendidos foram retirados da área de comercialização e foram inutilizados. As carnes impróprias para consumo foram recolhidas e colocadas à disposição do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), por se tratar de produto que envolve risco à saúde pública.
As vistorias são realizadas na capital e no interior do Estado. Para denúncias, o Procon Amazonas disponibiliza os telefones 0800 092 1512 e 3215-4010.
Veja mais notícias em Cidade