Domingo, 27 de maio de 2018

‘Amazonas Plural’ reúne obras de mais de 80 artistas na Usina Chaminé

Foto: Divulgação

Com curadoria de Jandr Reis e Turenko Beça, a exposição “Amazonas Plural” reunirá artistas consagrados e da nova geração para mostrar o que está sendo realizado no campo das Artes Visuais no Estado da Amazonas. A abertura acontecerá no próximo domingo, 22 de abril, às 19h, no Centro Cultural Usina Chaminé, situado na Avenida Manaus Moderna, no Centro. A entrada é gratuita.

No local, 89 artistas de Manaus e dos municípios de Novo Airão, Parintins, Itacoatiara e São Gabriel da Cachoeira irão expor obras com diferentes expressões artísticas, como a pintura, o desenho, a escultura, grafitti, dentre outras. Um dos curadores da exposição, Jandr Reis, conta que o intuito da mostra é dar oportunidade para artistas que ainda não expuseram seus trabalhos.

“Para celebrar a reforma da Usina Chaminé, pensamos em fazer uma grande coletiva que abrigasse vários artistas, novos e consagrados”, ressalta Reis. “Então,Convidamos alunos da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade do Estado do Amazonas, do Liceu de Artes Ofícios Cláudio Santoro (Unidades de Manaus e Parintins), além de artistas reconhecidos como Oscar Ramos, Jair Jacqmont e Sérgio Cardoso”, revela.

Artista plástico e também curador da exposição, Turenko Beça conta que o evento está segmentado em duas partes principais, com trabalhos da arte tradicional e da arte urbana. “A diversidade e a pluralidade nortearam as escolhas da curadoria e, dessa forma, nasce um novo ciclo de exposições na Usina Chaminé, que é duradouro, inclusivo e que percebe a cultura como lugar de todos”, explica.

De acordo com Turenko, os trabalhos têm como inspiração a Amazônia e buscam representar a vida ribeirinha, dos índios, as profissões da região e a paisagem natural e urbana, utilizando elementos de movimentos artísticos como o Surrealismo, o Realismo, o Impressionismo, a Arte Naïff, o Expressionismo, o Abstracionismo e a Art Pop.

Na exposição, a arte urbana estará representada por meio do grafitti, do pixo, de posters-lambes e estêncil, com participação de artistas como Soraya Nuriet, que apresentará sua pintura intitulada “O Eu”, feita com a técnica “Lambe-Lambe”, e que apresenta uma temática feminina, mística e de autopercepção.

Parte da nova geração de artistas, o estudante do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do campus de Parintins, Levy Gama, participará pela primeira vez de uma exposição e irá apresentar a escultura inspirada no personagem “Groot”, do filme “Guardiões da Galáxia”.

“Para mim, o convite foi inesperado e é gratificante participar deste evento em que artistas que estão começando a carreira, como eu, possam apresentar seus trabalhos. Penso que a primeira oportunidade é sempre um marco na vida desses artistas”, afirma.

A exposição ficará aberta para visitação gratuita no período de 22 de abril a 20 de julho, de segunda a sábado, das 13h às 17h, e aos domingos, das 11h às 15h.

Serviço: Abertura da exposição “Amazonas Plural”

Data/Hora: Domingo, 22 de abril, às 19h

Local: Usina Chaminé, Avenida Manaus Moderna, S/N, Centro

Entrada: Gratuita

Veja também

Provas de Processo Seletivo do Cetam acontecem neste domingo em 41 municípios Foto: Divulgação As provas do Processo Seletivo para cursos técnicos e cursos de especializações técnicas, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), serão aplicadas neste domingo (27), na capital e interior. No total, 18.680 candidatos inscritos deverão realiz...
Miss Amazonas, de Itacoatiara, ganha o Miss Brasil. Veja fotos Foto: Reprodução Instagram Em concurso realizado no Rio de Janeiro na noite deste sábado (26), a representante do Amazonas Mayra Dias foi a vencedora do Miss Brasil Be Emotion 2018. Ela será a candidata do Brasil ao Miss Universo 2018, que será realizado nos Estados Unid...
Caminhoneiros fazem buzinaços pelas ruas de Manaus. Sistema de segurança acompanha https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/05/26220056/WhatsApp-Video-2018-05-26-at-22.29.32.mp4 O vídeo acima mostra um buzinaço realizado pelo movimento que está à frente nas negociações e manifestações contra o aumento do valor dos c...
Arthur fiscaliza reposição de combustível nas garagens para garantir ônibus nas ruas Arthur visitou garagens de empresas de transporte coletivo para fiscalizar o abastecimento de combustível e garantir a frota de ônibus nas ruas. Foto: Ricardo Oliveira/Semcom. O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve na tarde deste sábado, 26/05,  no Comando Militar da Ama...
Délcio Santos, primeiro na OAB-AM, é favorito para desembargador. Veja números completos da apuração... Délcio Santos, primeiro na OAB-AM, é favorito para desembargador, pelo Quinto Constitucional. Ele seria um dos preferidos do governador Amazonino O advogado Délcio Santos, que atua na área do Direito Eleitoral, é o favorito para se tornar desembargador. Ele foi o mais vo...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook