‘Amazonas Plural’ reúne obras de mais de 80 artistas na Usina Chaminé

Foto: Divulgação

Com curadoria de Jandr Reis e Turenko Beça, a exposição “Amazonas Plural” reunirá artistas consagrados e da nova geração para mostrar o que está sendo realizado no campo das Artes Visuais no Estado da Amazonas. A abertura acontecerá no próximo domingo, 22 de abril, às 19h, no Centro Cultural Usina Chaminé, situado na Avenida Manaus Moderna, no Centro. A entrada é gratuita.

No local, 89 artistas de Manaus e dos municípios de Novo Airão, Parintins, Itacoatiara e São Gabriel da Cachoeira irão expor obras com diferentes expressões artísticas, como a pintura, o desenho, a escultura, grafitti, dentre outras. Um dos curadores da exposição, Jandr Reis, conta que o intuito da mostra é dar oportunidade para artistas que ainda não expuseram seus trabalhos.

“Para celebrar a reforma da Usina Chaminé, pensamos em fazer uma grande coletiva que abrigasse vários artistas, novos e consagrados”, ressalta Reis. “Então,Convidamos alunos da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade do Estado do Amazonas, do Liceu de Artes Ofícios Cláudio Santoro (Unidades de Manaus e Parintins), além de artistas reconhecidos como Oscar Ramos, Jair Jacqmont e Sérgio Cardoso”, revela.

Artista plástico e também curador da exposição, Turenko Beça conta que o evento está segmentado em duas partes principais, com trabalhos da arte tradicional e da arte urbana. “A diversidade e a pluralidade nortearam as escolhas da curadoria e, dessa forma, nasce um novo ciclo de exposições na Usina Chaminé, que é duradouro, inclusivo e que percebe a cultura como lugar de todos”, explica.

De acordo com Turenko, os trabalhos têm como inspiração a Amazônia e buscam representar a vida ribeirinha, dos índios, as profissões da região e a paisagem natural e urbana, utilizando elementos de movimentos artísticos como o Surrealismo, o Realismo, o Impressionismo, a Arte Naïff, o Expressionismo, o Abstracionismo e a Art Pop.

Na exposição, a arte urbana estará representada por meio do grafitti, do pixo, de posters-lambes e estêncil, com participação de artistas como Soraya Nuriet, que apresentará sua pintura intitulada “O Eu”, feita com a técnica “Lambe-Lambe”, e que apresenta uma temática feminina, mística e de autopercepção.

Parte da nova geração de artistas, o estudante do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do campus de Parintins, Levy Gama, participará pela primeira vez de uma exposição e irá apresentar a escultura inspirada no personagem “Groot”, do filme “Guardiões da Galáxia”.

“Para mim, o convite foi inesperado e é gratificante participar deste evento em que artistas que estão começando a carreira, como eu, possam apresentar seus trabalhos. Penso que a primeira oportunidade é sempre um marco na vida desses artistas”, afirma.

A exposição ficará aberta para visitação gratuita no período de 22 de abril a 20 de julho, de segunda a sábado, das 13h às 17h, e aos domingos, das 11h às 15h.

Serviço: Abertura da exposição “Amazonas Plural”

Data/Hora: Domingo, 22 de abril, às 19h

Local: Usina Chaminé, Avenida Manaus Moderna, S/N, Centro

Entrada: Gratuita

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *