Manaus vai sediar Seminário para combater hanseníase em comunidades

O Seminário das Unidades de Referência: potencialidades e desafios rumo ao Brasil livre de Hanseníase – Região Norte, acontece entre os dias 25 e 27 de abril, na Fundação Alfredo da Matta (Avenida Codajás, 55 – Cachoeirinha), em horário integral, para os profissionais da saúde do Amazonas.

O evento é organizado pelo Ministério da Saúde por meio da coordenação geral de Hanseníase e doenças em eliminação. Tem o objetivo de fortalecer as ações de atenção a pessoas com Hanseníase das unidades de Referência Estadual, Regional e Municipal.

O objetivo é eliminar a doença, com o controle e prevenção, de comunidades próximas a Manaus. Os profissionais de saúde podem procurar a unidade para mais informações, sendo que a maioria deve participar do encontro através de convites.

 

Sobre a doença

A Hanseníase ainda é um problema de saúde pública no Estado do Amazonas.

Segundo os dados da Fundação Alfredo da Matta, até setembro de 2017 foram detectados no Amazonas 344 novos casos da doença, 89 em Manaus e 255 nos municípios do Estado.

Os municípios que apresentaram o maior número de casos foram: Manaus (89), Pauíni (21), Humaitá (16), Itacoatiara (15), Tapauá (13), Carauari e Parintins (12), Santa Izabel do Rio Negro (11).

 

Sintomas

A doença aparece com uma simples mancha na pele que a pessoa não sente sensação no local. Em outros casos podem aparecer caroços, manchas vermelhas e formigamento. É recomendável que uma vez por ano o exame de pele seja feito. Hoje, a doença tem cura e o tratamento é gratuito, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *